Nome da gíria nos navios de cruzeiro, Balcony é relacionado (segundo tudo leva a crer) com um local de prazer de que Ponta Delgada passou a ser protagonista, na bonita ilha de S. Miguel, Açores

Uma surpreendente cozinha que integra o Grand Hotel Açores Atlântico, onde os produtos locais destas belas ilhas atlânticas são parte integrante e forte aposta para os saborosos pratos aqui preparados, pela dupla de chefs José Gala e Paulo Saraiva. Na sala, Acácio Oliveira complementa uma bela equipa, que no seu conjunto permite a apresentação de soluções enogastronómicas bem trabalhadas através de harmonizações com vinhos açorianos, também sem dúvida surpreendentes. Aqui ficam algumas sugestões:

  • No couvert, um magnífico queijo fresco dos Açores com pimenta da terra; manteiga rainha do pico e azeite D.O.P. quinta do vallado. Como side order invulgar, temos as opções do bolo levedo, massa sovada e pão de Malte.
  • Nas entradas, terrina de polvo dos Açores com mesclun de alface e molho vilão; creme de Lapas com ovas de ouriço do mar, algas, salicórnia e caviar de tobico.
  • Nos peixes, goraz e carabineiro saute com arroz malandrinho de camarão, algas e salicórnia.
  • Na área da carne, um tornedó Black Angus com foie-gras; ragout de cogumelos selvagens, frutos do bosque e folha de ouro.
  • A finalizar, a sobremesa com estaladiço de Inhame das Furnas com ananás e canela de Ceilão e um cheesecake de pimenta da terra e espuma de limão galego.
  • Nos vinhos, para aperitivo tivemos o Chico Maria Seco (Ilha Terceira); para vinho branco, o Pedras Brancas Reserva 2016 (Ilha Graciosa); no tinto o Quinta da Jardinete Barrica de Carvalho 2016 (Ilha de São Miguel); e como vinho licoroso, o Néctar dos Currais 2007 (Ilha do Pico). Excelentes vinhos com surpreendentes enquadramentos.

A carta de vinhos é bem estruturada, com lista de vinho a copo num trabalho conjunto com o sommelier Manuel Moreira.

O trabalho de cozinha é consistente, assim como a maturidade transmitida no decorrer de uma refeição, onde o sabor é o fio condutor. Um restaurante de uma unidade hoteleira temática de 5 estrelas imperdível.

Av. Infante Dom Henrique 113,
9500-150 Ponta Delgada
Telef: +351 296 302 200
Mail: [email protected]
Site: www.bensaude.pt/hotelacoresatlantico/

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa