Um pequeno restaurante com muitos anos de experiência que cresce diariamente, onde a cozinha tradicional tem nova e suave abordagem mantendo e reforçando o conceito.

Foram 17 anos de trabalho no Campo Alegre (entretanto encerrado) e 30 do restaurante Compadre (entretanto fechado e adquirido), deram origem a este “novo” espaço. O mesmo nome ”Compadre” e a mais valia do “Campo Alegre” reabriram  em abril de 2015. A experiência de Carlos Fortunato e a ousadia e bom gosto da sua filha, a jovem cozinheira de mão cheia e futura chef Maria Manuel que tem os destinos da cozinha em mãos, são o sucesso deste espaço, que tem a cozinha alentejana e angolana como temas de trabalho. A mulher de Carlos, a Eugénia é quem reproduz as receitas conventuais e tradicionais alentejanas, fazendo jus à região natal desta família, mais propriamente da bonita freguesia de S.Luís no concelho de Odemira.

Para Maria Manuel a cozinha é cativante e representa a família e a magia marcante do momento em que cria e reproduz os pratos para deleite dos comensais. Considero a Maria Manuel uma jovem futura chef com muito ainda para dar, tendo a arte de saber trabalhar pratos tradicionais, sem medos, tornando-os em alguns casos mais leves mas saborosos, apenas escolhendo as matérias primas que utiliza, como o azeite, não os desvirtuando e valorizando-os. O magnífico e a não perder arroz de vitela, as costelinhas acompanhadas de umas excelentes migas, um bacalhau do outro mundo, simples e saboroso, onde os mediterrânicos azeite e coentros dão um equilíbrio agradável e único. Uma das várias sobremesas é a sericaia com ameixa de Elvas, respeitando a tradição desta alentejana receita.

Uma excelente muamba de galinha, com origens no passado, ou peixe fresco escalado também se servem neste pequeno grande restaurante, a não perder.

Rua do Freixo 1732
4300-215 Porto
https://www.facebook.com/rcampoalegre/info?tab=page_info

por Mário Rodrigues