Os irmãos Carlos e Luís Serrano Mira – proprietários da Herdade das Servas, localizada a poucos quilómetros da cidade de Estremoz – vão, finalmente, lançar o livro que retrata o legado vitivinícola da família e, claro está, da região alentejana

 

Sob o título “A História da Vinha e do Vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667” e a autoria do investigador e historiador José Calado, esta obra resulta de um levantamento histórico exaustivo realizado com a ajuda de Luís Serrano Mira.

 A apresentação é duplamente celebrada, uma vez que teve lugar no dia 24 de Outubro na sede da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, e no dia 09 de Novembro, às 18h00, em local ainda a revelar em Lisboa. Um livro que muito em breve estará disponível em livrarias de Norte a Sul do país, com um preço de capa de €45,00.

 Assim, 350 anos e 13 gerações depois, o percurso vitivinícola da família Serrano Mira está documentado neste livro. A história abarca a sua incursão pela cultura da vinha e do vinho, a qual terá iniciado, pelo menos, em 1667, ano identificado em duas talhas que, até hoje, conservam religiosamente. Ambas constituíram o ponto de partida para esta obra, bem como a pesquisa aprofundada de diversos suportes escritos que permitiram encontrar dados relevantes para o autor.

Apesar da ligação à família Serrano Mira, este livro tem como finalidade contar a história de um Alentejo Vinhateiro. Luís Serrano Mira reforça esta cortesia no Prefácio: “O objetivo a que nos propusemos foi sim o de contribuir para a valorização do Alentejo como região produtora deste famoso néctar, através de uma reflexão, documentada e cronológica, de vários acontecimentos que marcaram a História da Vinha e do Vinho neste território desde tempos imemoriais até ao presente.”

 Segundo José Calado, esta obra vem confirmar a relação indissociável da vinha e do vinho na cultura alentejana desde um passado remoto. Ao mesmo tempo, enaltece a importância, a conservação e a difusão desta tradição, além de que se propõe a revelar acontecimentos devidamente contextualizados, no âmbito da história da viticultura desta região, e a impulsionar a concretização de novos estudos metódicos acerca desta temática.

 “A História da Vinha e do Vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1967” tem o preço de €45,00.