Aberto em março de 2015 no Cais do Sodré em Lisboa, é um espaço dedicado ao marisco nacional com apontamentos da cozinha moçambicana.

Restaurante que surge como uma extensão do Ibo restaurante, com 6 anos de existência. É um novo espaço com uma decoração “marítima” agradável e convidativa

O chef João Pedrosa, responsável do restaurante e da cozinha, aponta as receitas simples, enaltecendo o produto, preparadas com marisco nacional (Ria Formosa, Olhão, Berlengas) e de Moçambique. Lagosta e santola nacionais ou lavagante azul que podem ser degustados ao natural. A gamba do algarve,  os casco de sapateira, camarão à guilho, camarão tigre (Moçambique), ‘puntillitas’ ou bivalves da Ria Formosa (ameijoa, conquilha, canilha, lingueirão e mexilhão) são presença constante na ementa.

Contrariamente ao que é costume nas marisqueiras, experimentei aqui todo o marisco quente, inclusivamente as ostras com ligeiro aquecimento, que servidas ao ponto são divinais. O marisco pode ser escolhido pelo cliente nos viveiros, observando de seguida a sua confeção em cozinha aberta para a sala.

Uma marisqueira como referência, onde o entusiasmo contagiante de João Pedrosa pela gastronomia é bem evidente.

www.ibo-restaurante.pt/

por Mário Rodrigues