Uma ave que faz parte da gastronomia ancestral e da cozinha tradicional portuguesa, magistralmente trabalhada pelo chef Joaquim Gomes do restaurante Aidê, em Paços de Ferreira.

Ex-libris da freguesia de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, o capão é uma carne de ave que bem trabalhada é macia, muito tenra, saborosa e de inegável sabor que redobrado prazer nos dá.

Encontramos todas estas caraterísticas no restaurante Aidê, que conheço faz uns anos, mas melhor desde o início da época do excelente chef Joaquim Gomes, que integra a família proprietária, conforme refiro no artigo que escrevi, no link acima.

Com uma mise en place elegante, o almoço que tive desta cativante e gastronómica ave, proporcionou-me momentos excelentes de grande prazer, onde calmamente tive a oportunidade de degustar várias iguarias, harmonizadas com um excelente vinho a copo, um touriga nacional, Alto da Caroça de 2010. Vinho muito gastronómico que dificilmente se arranja, mas que desta vez estava no sítio certo e a harmonizar com a cozinha fantástica do chef Joaquim Gomes.

O repasto começou com umas saborosas espetadinhas de lulas, para não ser tudo capão, pois a cozinha no Aidê não só, nem principalmente a capão se resume, mas que já os fez ganhar diversos concursos seguidos desta preciosa ave.

Passei a umas surpreendentes empadas de capão…uma verdadeira perdição. Seguiu-se o dito manjar, um capão assado, bem rosado, pele crocante e resplandecente, com tudo a que tem direito, umas batatas assadas, das pequenas redondas e estaladiças, bem assadas e saborosas. Um arroz branco no ponto e um paté de recheio das miudezas do gostoso.

Depois do repasto do prato principal, uns largos minutos a relembrar e rever a degustação acabada de terminar, bebendo um “pensativo” Alto da Caroça. Seguiram-se as sobremesas, também elas tradicionais, como umas fulminantes e salivantes rabanadas e para acalmar um pouco uma não menos ancestral e tradicional sopa seca, com tudo a que se tem direito.

De referir que neste espaço também o polvo e o bacalhau em diversas abordagens tradicionais, a bochecha de vitela, os mimos de porco, lombinhos de boi ou o frango recheado com alheira são alguns dos pratos disponíveis ao longo do ano. Um leque de sobremesas, também elas tradicionais fazem parte da carta vigente.

A carta de vinhos é composta, primeiro por uma lista de 10 interessantes opções de vinho a copo, sendo a restante bem construída, por regiões, tipo de vinho, marca, castas e produtor.

A semana gastronómica do capão será até dia 13 de dezembro, embora esta invulgar especialidade gastronómica esteja disponível no Aidê até ao final de janeiro. Indispensável fazer marcação com antecedência e… a não faltar.

Paços Ferrara Hotel
Avenida Primeiro de Dezembro, 137
4590-505 Paços de Ferreira
Tel: +351 255 962 548
www.pacosferrarahotel.com
GPS: 41.277294, -8.374619

por Mário Rodrigues