Na bonita e alentejana Vila Viçosa, Anabela e Joaquim Novado são o casal que há 10 anos gere esta casa de fortes sabores de cozinha tradicional, onde o espírito gastronómico da região está bem patente

Anabela herdou da mãe a alma que coloca em tudo o que faz, revelando-se como o principal suporte deste espaço regional. O marido Joaquim, embora empresário de outra área, não deixa todos os dias de dar uma mãozinha no serviço de sala, sendo um entusiasta de vinhos.  Também os filhos Rui e Francisca Novado, formados em áreas diversas, também dão algum suporte dentro das respetivas disponibilidades, o que no conjunto torna todo um serviço integrado bastante funcional e familiar.

Apesar de ser raro em restaurantes de cozinha tradicional, é de realçar esta aposta no serviço simples e profissional de sala, onde o vinho a copo e os vinhos no geral têm um tratamento importante, desde a utilização do copo até ao conhecimento de vinhos.

Passamos então à comida: costeletas de borrego; bacalhau à lagareiro; pratos à base do porco preto; carne de porco com amêijoas; carapaus de escabeche; ovos com farinheira; sopa de tomate; sopa de cação; ou bochechas de porco em molho de vinho tinto, entre outros pratos onde a caça também tem lugar cativante. Estas sugestões abrem desde já o apetite.

O Safari em Vila Viçosa é um restaurante a visitar em caso de um passeio pelo Alentejo, onde também pode ter uma estadia bem reconfortante no magnífico hotel Marmóris.

Largo Mariano Presado 17
Vila Viçosa
Telef: +351 268 980 091
Telm: +351 967 960 238

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa