Numa parte das antigas instalações de um dos maiores armazenistas vínicos europeus do século passado – o Abel Pereira da Fonseca – foi instalado o atual Refeitório do Senhor Abel, num antigo espaço do refeitório dos trabalhadores dessa empresa. Este é um projeto do chef Chakall, sendo o italiano Roberto Mezzapelle o chef residente

Este espaço de degustação de excelente cozinha italiana foi instalado com um património histórico que vale pela história que conta, através de livros do final do século XVIII e inícios do século XIX, vinhos do início do século XX e toda uma série de material de escritório com largas dezenas de anos.

Desde as entradas ao prato principal, temos o pão de pizza (massa amadurecida durante 36 a 48 horas) com manteiga feita na casa; focaccia al rosmarino (com azeite, alecrim e flor de sal); búfala com Parma (mozzarella de búfala com presunto de Parma e pimenta); burrata coppa (burrata, pesto de manjericão, nozes, parmesão, coppa, pecorino romano e tomate semi-seco); pizza Mastro Roberto (molho de tomate, mozzarella, cogumelos, porcini, bacon, scamorza, migalhas de pão torrado com azeite de alho e trufa); calzone do Sr. Abel (com mozzarella, fiambre italiano, queijo scamorza fumado e cogumelos). Como sobremesa podemos experimentar o Babá (bolo com rum, chantilly e morangos), entre muitas outras saborosas opções.

Roberto Mezzapelle é um entusiasta e comunicativo profissional que vive com alma a cozinha que pratica, da terra que bem conhece, tendo neste espaço a referência da sua estreia em Portugal com o chef Chakall.

Um espaço a não perder na antiga zona industrial (Marvila), antes da zona do oriente e antiga Expo 98.

Contactos e reservas:
Tel. +351 218 688 023

Texto de Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa