Inserido no histórico e emblemático edifício do cine-teatro Tivoli, em Lisboa, com cerca de 100 anos, encontra-se a sala principal de refeições, onde verdadeiramente se faz juz ao nome e encontramos “Um não sei quê de especial”, quer na cozinha liderada pelo chef António Bóia quer nos serviços de sala e vinhos

Obra do arquiteto catalão Lázaro Rosa-Violán, que apostou em elementos invulgares na decoração, como o esqueleto do velociraptor à escala real (dinossauro terópode), assim como na herança histórica do edifício, evidenciada pelos frescos recuperados quase centenários da sala de jantar.

Descendo as escadas, deparamo-nos com o Delibar Jncquoi, um bar-balcão de 42 lugares, circundado por uma garrafeira e mercearia gourmet com uma magnífica seleção de produtos nacionais e internacionais, como queijos e charcutaria, além de uma sala climatizada para vinhos de exceção.

Inaugurado em 2017 o JNcQuoi Avenida destaca-se pelo nível perfecionista de serviços e cozinha, absorvido e transmitido por toda a equipa, que é verdadeiramente cativante e emocionante. De referir que encontramos aqui grandes profissionais, como António Leitão, chefe de sala, Diogo Yebra Headl sommelier e Ivo Peralta.

O JNcQuoi Avenida aposta regularmente em ações invulgares diversas e de elevada qualidade, tanto nos vinhos quanto na gastronomia, habituando já o mercado a iniciativas de referência e a uma dinâmica muito própria, na qual o conceituado chef António Bóia tem um papel fundamental.

Numa destas ações, tive a oportunidade de estar presente num dia em que o conhecido chef carismático Bernardo Reino (restaurante Gigi da praia da Quinta do Lago) esteve em Lisboa, tendo sido “arrancado” ao Algarve por António Bóia para apresentar especialidades de peixe e marisco fresco. Esta ação foi uma das parcerias com alguns dos melhores restaurantes portugueses localizados fora de Lisboa, sob o formato de takeover, sempre com a curadoria do Chef Executivo António Bóia e com o objetivo de dar a conhecer o melhor da gastronomia portuguesa.

Serei seguramente injusto para várias outras opções gastronómicas, mas não posso deixar de referir algumas degustadas como uns magníficos Bolinhos de Bacalhau (acabados de confecionar); Bacalhau gratinado à Bóia; Paletilha com arroz de forno e grelos ou uns pasteis Mey Hofmann.  De realçar que a cozinha do António Bóia é repleta de aromas, texturas e sabores. O Cozido à Portuguesa, a semana da Perdiz ou da Lampreia têm sido algumas das imperdíveis ações do chef, que é executivo do grupo.

De realçar os vinhos JNcQuoi servidos, fruto de um trabalho bem elaborado, quer na sua seleção com cada um dos produtores quer nos aconselhamentos de harmonizações, que são uma enorme e reconfortante mais-valia.

Jncquoi Avenida
Avenida Da Liberdade 182-184
Lisbon 1250-146
Telf: +351 219 369 900
www.jncquoi.com

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva