A segunda edição da Wine & Travel Week (WTW) coincide com os 20 anos do evento Essência do Vinho – Porto e a cidade ficará particularmente tentadora do ponto de vista cultural e gastronómico na sequência de iniciativas paralelas integradas na programação oficial da WTW

O enoturismo é o link da WTW, um encontro que agrega profissionais de todo o mundo. Nesta segunda edição, uma importante comitiva de mais de 100 compradores e jornalistas especializados em enoturismo, irá contactar diretamente com uma rede de mais de 100 operadores, regiões de turismo e organizações, a que acrescem membros das capitais dos grandes vinhedos do mundo, a Great Wine Capitals (GWC). África do Sul, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Nigéria, Portugal são alguns dos países representados.

“O enoturismo continua a ser uma área de negócio em franco crescimento. A retoma deste segmento da indústria mundial do turismo é notória no pós-Covid. À escala global, estima-se que em 2023 a indústria global tenha movimentado o equivalente a 78 mil milhões de euros, sendo que os estudos projetam 268,4 mil milhões de euros em 2033. WTW é um evento profissional que assume a ambição de tornar-se a referência na Europa. Os importantes apoios do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto transmitem-nos essa confiança e essa responsabilidade, os três prémios internacionais alcançados na edição de estreia reforçam o projeto. Estamos, em simultâneo, a trazer ao nosso país um significativo número de compradores e jornalistas, de um total de 26 nacionalidades, que terão um contacto privilegiado com a oferta enoturística que hoje conseguimos proporcionar”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência Company, que organiza a WTW.

A receção dos participantes acontece no dia 18 de fevereiro, no World of Wine. As reuniões profissionais B2B decorrerão no Museu Nacional Soares dos Reis, durante os dias 19 e 20 de fevereiro, local que simultaneamente proporcionará uma imersão em expressões artísticas.

No dia 19, no Palacete Silva Monteiro, a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o almoço terá assinatura do chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, que nos últimos tempos tem reavivado com sucesso a tradição da cozinha popular em potes de ferro. Mais adiante, à noite, na Casa da Música, a gala “Best of Wine Tourism” da GWC, da qual a cidade do Porto é única representante portuguesa, distinguirá os vencedores do nosso país nas diferentes categorias destes conceituados prémios internacionais de enoturismo.

No dia 20, o almoço, no Museu Soares dos Reis, tem autoria do chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá – Paço da Boa Nova).

Importa sublinhar que, pela primeira vez, WTW terá uma região convidada: Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”. O palco será o Coliseu do Porto, ao final da tarde de 20 de fevereiro.

Trata-se de uma produção vanguardista que une moda, dança, música e artes cénicas, proporcionando ao espetador uma experiência sensorial e transversal ao combinar diversas disciplinas artísticas. O espetáculo gira em torno da lã de ovelha Merina, destacando a matéria-prima, a tradição e a criação artística. Visa associar Castela e Leão a uma atividade que realça a excelência, oferecendo um valor único e diferencial. O espetáculo tem as participações de Caterina e Paul García Oteyza (premiados criadores de moda); do coreógrafo  António Najarro (também bailarino e diretor de dança); Tagore González, artista multidisciplinar, responsável pela música;  e do Priamo Studio, especializado em design de projetos cénicos, que assume a cenografia.

Na noite da estreia mundial deste espetáculo, Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar e festa (com atuação dos espanhóis Siloé) reservado aos participantes e a convidados do WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

A comitiva internacional de compradores e jornalistas estará, de 21 a 23 de fevereiro, a participar num conjunto de visitas pelas diferentes Regiões de Turismo portuguesas, arquipélagos incluídos, oportunidade extra de contacto com projetos diferenciadores na área do enoturismo.

Para celebrar Portugal e os vinhos portugueses, os produtores e os enólogos, o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, a WTW leva a efeito o projeto Gosto do Porto.

“Ao todo, 50 restaurantes, lojas e bares que oferecem boa comida, uma carta de vinhos eclética e que proporcionam a tão autêntica hospitalidade nortenha. Da mesa mais tradicional aos estrelas Michelin, a ideia é promover os produtos da região, a restauração portuense e os wine bars, aproveitando o pretexto de o Porto ser nesses dias uma espécie de capital europeia do enoturismo, do vinho e da gastronomia”, explica Nuno Guedes Vaz Pires.

A listagem de aderentes será em breve publicada e todas as reservas deverão ser diretamente realizadas nos restaurantes. Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Porto.

“Parece ter sido ontem, mas tudo começou em 2004. O evento que revolucionou a forma de apresentar e comunicar os vinhos portugueses ao público está a celebrar 20 anos e a ultimar uma das melhores programações de sempre, que será detalhada nos próximos dias e apresentará um conjunto memorável de momentos – TOP 10 Vinhos Portugueses por um painel internacional de jurados; The Room Experience, a rara oportunidade de provar os vinhos mais exclusivos de 20 das grandes famílias mundiais do vinho; provas comentadas, harmonizações e masterclasses; 4.000 vinhos de mais de 400 produtores”, refere Nuno Guedes Vaz Pires.

Enquanto isso, Essência do Vinho – Porto revela a imagem desta 20ª edição, que igualmente serve de base à segunda edição da WTW e do Gosto do Porto.

Embaixadores da Hasselblad e distinguidos pela “Forbes 30 under 30”, Anna Devís e Daniel Rueda são dois criativos espanhóis, ambos nascidos em 1990 e formados em Arquitetura. O dueto criativo, que se conheceu em Valência, parte de arquitetura para contar histórias através de imagens divertidas e surpreendentes, afastando-se da fotografia convencional. O estilo peculiar tornou-se já inconfundível e é caracterizado pelo sentido visual de humor, criatividade e precisão. A estética, delicada e contemporânea, é inspirada no contexto urbano, na geometria e no minimalismo.

A imagem do Essência do Vinho – Porto combina a temática do vinho com a do enoturismo, visualmente acentuada pelos diferentes formatos de garrafas e de malas de viagem. Conhecerá uma miríade de desdobramentos, através de peças de comunicação físicas e adaptadas ao online.

Wine & Travel Week, incluindo Essência do Vinho – Porto e o projeto Gosto do Porto, é uma organização Essência Company.

WINE & TRAVEL WEEK

18 a 25 de fevereiro de 2024

Cidade do Porto

www.winetravelweek.com

 

ESPETÁCULO “MERINA: O OURO ESPANHOL. OTEIZA”

21 de fevereiro de 2024

Coliseu do Porto

www.winetravelweek.com

 

ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO | EDIÇÃO 20 ANOS

22 a 25 de fevereiro de 2024

Palácio da Bolsa – Porto – Portugal

www.essenciadovinho.com

 

GOSTO do Porto | TASTE of Oporto

18 a 25 de fevereiro de 2024

Roteiro cidade do Porto

www.winetravelweek.com

 

BILHETEIRA ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO

https://www.last2ticket.com/pt/embed/p/205710