O primeiro sábado de fevereiro, dia 03 marca o regresso dos Jantares dos Chefes, iniciativa do Salpoente que designa um dos momentos mais marcantes da restauração: a união de conhecimentos e partilha entre Duarte Eira e chefs conhecidos de todo o país

O próximo “Jantar dos Chefes” conta com a presença do Chef Tony Martins, a cara do Vagos Sensation Gourmet. Partilha, bons produtos e uma noite divertida são a imagem de marca dos jantares do chefe e este não será exceção. A harmonização vínica contará com a presença dos vinhos Odisseia, o projeto pessoal do enólogo duriense Jean Hugues Gros.

Chef Cozinheiro do Ano em 2020, Tony Martins dedica-se atualmente ao seu projeto pessoal, depois de durante anos ter sido o chefe executivo dos hotéis Jase- Hotels & Resorts e coordenando toda a operação Gastronómica dos Hoteis Douro Palace Resort Hotel & Spa, Douro Royal Valley Hotel & Spa e Porto Royal Bridges. Na região é conhecido por ser o mentor do Vagos Sensation Gourmet e coordenou a abertura de alguns restaurantes, uma das suas paixões, sendo a principal o conhecer a realidade simples das cozinheiras e dos segredos dos pratos simples e regionais, os truques dos antigos para que os produtos se evidenciem.

Para o Chef Duarte Eira “começamos 2024 e pretendíamos oferecer aos clientes uma noite divertida – somos um restaurante de Aveiro virado para o mundo e o Chef Tony Martins tem o percurso ideal, entre a região e o mundo, que conjugará de forma perfeita com os nossos produtos e este desafio. Será uma noite cheia de memórias e experiências para quem nos visitar”.

O Jantar dos Chefes vai decorrer no Salpoente, com reservas limitadas e custa 75 euros. A partir das 20h, o Salpoente recebe os convidados com os habituais snacks de boas-vindas, dos dois chefes e onde o Odisseia Rosé estará a acompanhar. De seguida, já nas mesas, O Chef Duarte Eira apresentará o “Salmão, abacate, kefir e pepino”, conjugado com o Odisseia Branco, enquanto o Chef Tony Martins nos apresentará a “Língua de Vaca, a gamba e a alcaparra” numa união com o Odisseia Tinto 2020. Os quarto e quinto momentos, irão ser harmonizados com os Vinhos Odisseia Reserva Branco 2015 e Odisseia Reserva Tinto 2020 e são o  “Polvo, Chouriço e Batata” pelo Duarte Eira e o “Rabo de Boi, aipo, shitake, tutano e trufa”. Sabores intensos que deliciarão todos os presentes.

A finalizar, depois de uma pré-sobremesa de “Ameixa e Rum” o chef Tony Martins apresenta “Pudim das Clarissas, queijo de cabra, abobora e citrinos” acompanhado com o Odisseias Grande Reserva Douro Tinto 2019. Um remate de excelência para uma refeição que esperemos que marque o início do ano!

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, onde dois armazéns antigos de sal foram cuidadosamente recuperados e transformados num espaço de requinte, mantendo a traça original, fazendo parte do património da cidade.

Canal de São Roque, nº 82/83,
3800-256 Aveiro, Portugal
Tel. 351 234 382 674
Tlm. +351 915 138 619
E-mail: [email protected]