Com uma paisagem estonteante sobre as planícies alentejanas da herdade e uma cozinha verdadeiramente arrebatadora, temos um dia magnificamente bem passado, que podemos complementar com uma visita às caves, prova de vinhos ou visita às vinhas – circuitos que integram o enoturismo existente. Como opção alternativa, temos também o picnic, a não descurar

Na cozinha da Herdade do Esporão, o chef Carlos Teixeira é a verdadeira expressão do sabor e do prazer à mesa, praticando uma cozinha emocional verdadeiramente surpreendente.

O seu currículo é relativamente curto (dada a sua idade – 28 anos), mas assertivo, tendo passado por alguns restaurantes estrelados, inclusivamente em Londres. Convicto e aguerrido, trabalha com uma objetividade e técnica que se revela em todas as suas criações, sendo estas caraterísticas transversais a toda a sua cozinha.

A sazonalidade dos produtos da horta biológica existente na herdade é um importante suporte em matéria-prima de qualidade para alguns dos seus pratos, privilegiando também o produto nacional. O respeito pelas matérias-primas é um requisito da sua expressão na cozinha, deixando que se revelem no seu melhor, retirando a sua essência e transformando o seu trabalho em verdadeiras obras gastronómicas: simples e inspiradoras, com objetividade e expressão.

O serviço é também simples, muito eficaz e com um trabalho vínico surpreendente, conseguindo, regra geral, fazer boas harmonizações com a panóplia de vinhas Esporão, que conseguem acompanhar os sabores e texturas inigualáveis.

Este é um projeto da autoria do atelier de arquitetura Skrei, também responsável pelo projeto da adega de lagares do Esporão, que transformou a sala num espaço intimista, fazendo bem a ligação ao campo alentejano que o rodeia. A esplanada cativante e o jardim são o complemento importante e ajustado de quem consegue desenvolver projetos de grande qualidade com respeito absoluto pela natureza envolvente.

É uma das cozinhas com melhores condições de trabalho que penso conhecer até agora. Com vista aberta para a herdade, cheia de luz natural e bem equipada, onde o chef Carlos Teixeira já tinha antes trabalhado como sous-chef do chef Pedro Pena Bastos.

Uma visita imperdível para um dia de absoluto relax em perfeita comunhão com a natureza.
Mail: [email protected]
Telef: (+351) 266 509 280

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa