Casal de Ventozela, produtor familiar localizado na pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, na sub-região do Vale do Ave, apresentaou o seu primeiro espumante, elaborado totalmente a partir da emergente e desafiante casta Avesso
O Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 foi desenhado com o objetivo de criar um espumante com uma enorme capacidade de evolução e envelhecimento em garrafa, recordando o potencial esquecido da região.
Os primeiros traços foram feitos na vindima de 2015, que revelou uma excelente qualidade, em particular na casta Avesso. As melhores uvas foram reservadas para a criação de um vinho espumante, o primeiro de sempre da casa, seguindo as regras e boas práticas do Método Tradicional. A primeira fermentação foi feita em cubas de inox a baixa temperatura, durante 12 meses, sendo depois o vinho engarrafado em outubro de 2016. Em maio do ano seguinte, e após 20 meses de espumantização, procedeu-se ao Degorgement, estagiando por mais 12 meses em garrafa até poder ser consumido.
De bolha muito fina e delicada e com texturas suaves, o Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 apresenta sabores frescos e complexos de fruta no paladar, ao qual se junta um agradável registo de acidez vivificante, deixando na boca um sabor prolongado e persistente. No conjunto revela notas de brioche, muito macias e equilibradas, numa textura a relembrar uma agradável mousse. Para ser guardado ou bebido desde já, é a escolha ideal para harmonizar com pratos de peixe e marisco, presenças obrigatórias nas mesas festivas da época. Recomenda-se o serviço a uma temperatura entre os 6ºC e os 8ºC.
E porque os olhos também bebem, para esta estreia foi escolhida uma elegante garrafa em formato Borgonha, que ostenta um sofisticado e minimalista rótulo preto texturado. Já se encontra disponível em garrafeiras selecionadas de todo o país, com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.
Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 tem o pvp de 14,90€.
Redes Sociais