Os Chefs João Rodrigues e Henrique Sá Pessoa voltam a participar na 3ª edição do roteiro de alta gastronomia Nespresso Gourmet Weeks e recebem nos seus restaurantes outros chefs convidados para a quatro, ou mais mãos, criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição

Presente na iniciativa desde a 1ª edição, o Chef João Rodrigues prepara um jantar inesquecível e vai contar com três Chefs convidados: Michel Van Der Kroft, Henrique Sá Pessoa e Miguel Rocha Vieira.

João Rodrigues, que no evento de apresentação das Nespresso Gourmet Weeks surpreendeu os convidados com um Pregado salteado com creme iodado de ervilhas, couve queimada e Nage de ouriços-do-mar, promete elevar a experiência de degustação a um patamar de excelência. É no dia 08 de maio, no Feitoria.

Uns dias depois, no dia 14 de maio, o Chef Henrique Sá Pessoa passa a Chef anfitrião e recebe no Alma o Chef pasteleiro Graham Hornigold, que atualmente integra o Hakkasan Group.  

Sá Pessoa deliciou os presentes no evento de apresentação com uma Presa Ibérica, puré de patanisca e Exclusive Selection Nepal e  chutney de banana e jus de especiarias e o resultado deixa antever um menu soberbo no Alma.   

A 3ª edição da iniciativa Nespresso Gourmet Weeks desafiou oito Chefs Estrela Michelin a criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição. A iniciativa já decorreu no The Yeatman, Casa de Chá da Boa Nova, Antiqvvm e Pedro Lemos. Do grande Porto para Lisboa, segue-se o Feitoria. Ruma depois para sul do país ao Restaurante Henrique Leis. Segue-se William, na Madeira, no dia 13 de maio, e Alma, em Lisboa, no dia 14 de maio.

O menu criado pelo Chef anfitrião e Chef convidado inclui pelo menos aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. A iniciativa é aberta ao público e o valor do menu é definido por cada restaurante. Este ano, além dos Chefs, os Sommeliers também terão um papel fundamental ao selecionarem os vinhos mais indicados para degustar os diferentes pratos.

A fonte de inspiração desta edição Nespresso Gourmet Weeks é a “Nespresso Exclusive Selection”, composta por 2 cafés especialmente criados para restaurantes de Alta Gastronomia. Provenientes de regiões inexploradas do Nepal e Tanzânia, ‘Exclusive Selection Nepal Lamjung’ e ‘Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry’ foram desenvolvidos para que a experiência gastronómica nos restaurantes Fine Dining seja ainda mais inesquecível.

São experiências inesquecíveis que pretendem mostrar que o café pode assumir um papel diferente daquele que é mais habitual e entrar na cozinha. À semelhança do que acontece com os vinhos, o café é uma bebida que permite transformar um simples momento de consumo numa experiência inesquecível.