Estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo 8.º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais

Os produtores que se inscreverem até 20 de Março vão beneficiar de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita. O registo pode ser feito no site http://concursovinhosdeportugal.pt/ até 23 de Abril.

Para além da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, de Norte a Sul do País, a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca “Wines of Portugal” que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.

A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá 11 a 13 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Setúbal é o distrito anfitrião da fase final do Concurso Vinhos de Portugal 2020. O Grande Júri vai reunir nos dias 14 e 15 de Maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 15 de Maio.

Em 2019 foram a concurso 1.382 vinhos que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.