Numa cozinha onde o intenso sabor está sempre bem presente, a chef portuguesa Ilda Vinagre, premiada com estrelas Michelin (em 1992 e 1993 no restaurante Bolota em Terrugem, Évora) e que esteve à frente de dois dos restaurantes mais famosos do Brasil (Bela Sintra e Chiado), regressou a portugal onde abriu este espaço próprio junto ao Largo do Rato.  

Talentosa, determinada, sensível e cheia de alma, viajou e trabalhou em diversos países e para diversas personalidades. Em boa hora regressou a Portugal, demonstrando no “S” toda a sua experiência, conhecimento e técnica do sabor em pratos de origem tradicional.

A sua cozinha é intimista e feita de emoções, próprio de quem trabalha com o coração. O magnífico e único polvo à lagareiro, o arroz de pato, o espantoso cozido de grão ou o bochecha de porco demonstram o atrás descrito, não por palavras mas pelo palato.

Grande apreciadora de pratos de caça, adora preparar uma bela feijoada de lebre, uma sopa de cação ou de perdiz. A sua alma e sensibilidade feminina vive na cozinha e é partilhada na mesa.

O seu livro “Saudade tem gosto”, que aconselho vivamente, dá-nos a conhecer uma mulher ímpar, que nos privilegia com a transmissão do seu ser, através da arte do sabor e dos aromas mais profundos que nos sensibilizam e despertam para a essência dos prazeres da vida.

Melhor ainda é ir ao restaurante “S”, que desde meados de outubro disponibiliza a sua nova carta, colocando à nossa mesa a essência dos sentidos. Deve fazer reserva.

Rua Sao Filipe Neri 14
1250-227 Lisboa

Telef: 21 386 6372

Texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa