Localizado numa das zonas históricas do Porto – perto da Praça dos Leões –, eis um espaço com um conceito verdadeiramente urbano, enogastronómico muito assertivo, e talvez dos poucos ou mesmo o único a nível nacional com quase 650 opções de vinho a copo numa abrangência de preços verdadeiramente democráticos

A cozinha é simples e arrebatadora. Local de petiscos sem ter demasiadas opções que pode harmonizar seguramente com um dos vinhos sugeridos pelo escanção João Lourenço que irá também personalizar o seu pedido de acordo com o custo pretendido. Estão desde já de parabéns pelo conceito de liberalização absoluta de harmonizações.

Quanto à cozinha – da responsabilidade do chef Henrique Ferreira, excelente profissional com experiência comprovada, estamos perante um trabalho gastronomicamente intenso e tecnicamente muito bem concebido, graças também ao chef residente Evandro Gonçalves, parte integrante da equipa. A partilha, o tachinho e o petisco são as grandes apostas.

Simplicidade, intensidade e texturas marcantes, eis as bases que nos deixam cativados, através de criações imperdíveis como pato fumado, batatas camponesas, bacalhau à Brás, arroz de enchidos ou estaladiço de pescada. A comprovar esta saborosa criatividade basta o “vulgar” exemplo da salada que têm disponível, com base no tomate coração de boi, com complementos e tempero que nos deixam verdadeiramente surpreendidos e com “um gostinho de quero mais”.

Não podemos esquecer as Tapas: entre tábuas de queijos, presuntos e enchidos de excelente qualidade e com Denominação de Origem Protegida.

No bar preparam-se cocktails, clássicos e modernos, e servem-se cervejas artesanais e espirituosas. O serviço de BYOB é um outro motivo de visita, invulgar, que atrai enófilos e curiosos, proporcionando momentos de partilha muito interessantes.

Com Happy hours às terças e quartas-feiras, com música do famoso produtor Kiko Pereira, Wine Talks na 2.ª quinta-feira de cada mês (com a presença do jornalista e cineasta Mário Augusto), a dinâmica não pára nesta casa que tem o frenesim de simplesmente bem servir e fazer bem sentir.

Para rematar o leque de excelentes profissionais, está a conhecida Paula Sousa, CEO deste projeto, que integra o grupo GLD.

A baixa do Porto tem aqui um enorme valor acrescentado, que demonstra a evolução dos tempos, conceitos e serviços disponíveis da cidade invicta. A não falhar, e como em todas as estações do metro de Londres, ouvimos “Mind the gap”, aqui esta paragem é obrigatória no “Mind the glass” – para os amantes de vinhos e espíritos livres – lema de abertura do site do grupo que também integra a Vinalda.

Praça de Gomes Teixeira, 36
4050-161 Porto
Telm: +351 913 093 932

Texto Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva