Um vinho que exprime com eloquência o potencial dos vinhos do Douro Superior, tem vincada personalidade e elevado potencial

Vale Meão 2011 250

Até o final da vindima, houve um clima perfeito, ensolarado e ameno, o que permitiu vindimar a uva devagar e escolher o momento ideal para colher cada uma das variedades diferentes. A distribuição das castas deste excelente vinho são, 35% Touriga Nacional, 30% Touriga Franca, 27% Tinta Roriz, 3% Sousão, 3% Tinta Barroca e 2% Tinto Cão.

Após esmagamento as uvas passaram por um choque térmico seguido de pisa a pé durante quatro horas em lagares de granito. O mosto foi transferido para cubas de vinificação de pequena capacidade com controlo de temperatura. As castas foram vinificadas separadamente. Este vinho estagiou em barricas de segundo e terceiro ano de 225 litros de carvalho francês Allier.

Excelente cor, muito viva. Aromas florais combinados com frutos pretos e silvestres. Preenche a boca com notas intensas de fruta, mostrando um final de boca prolongado fresco e complexo.

O Tinto Meandro 2011, além de ter sido o vencedor para a melhor harmonização realizada pelo alivetaste.com, em reportagem no restaurante Palco do hotel Teatro, teve também a pontuação para o melhor vinho.

Vinho da Quinta do Vale do Meão, produzido e engarrafado por F. Olazabal & Filhos, Lda de Vila Nova de Foz Côa.

artigo baseada em notas do produtor
por Mário Rodrigues
foto de Pedro do Canto Brum