Realizou-se dia 2 de dezembro a primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), no emblemático Hotel Vidago Palace, com o intuito de proporcionar a todos os participantes uma experiência surpreendente num cenário ímpar

Não foi “apenas” mais uma iniciativa vínica, mas sim uma demonstração do grande trabalho realizado nos últimos anos, evidenciando o potencial desta incrível região de Trás-os-Montes, que o está expressando através dos grandes vinhos que aqui estão a ser produzidos, sejam brancos ou tintos.

Mais de 20 produtores estiveram presentes, cada um deles refletindo um grande espírito setorial regional, distinguindo-se pelo seu notável potencial individual e capacidade de produção de vinhos de excecional qualidade, em particular vinhos monocastas de castas invulgares.

Esta vasta região vitivinícola estende-se por entre serras e vales numa extensa área, dividida em três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês, revelando a diversidade de microclimas, solos e terroirs com todo o seu potencial. Bosques de castanheiros, carvalhos, amendoeiras e olivais polvilham a região, influenciando positivamente a qualidade dos vinhos, assim como dos demais produtos locais.

O clima extremo e marcante, com verões muito quentes e rigorosos invernos, alinhados às vinhas situadas entre os 350 a 800 metros de altitude, as diversas castas autóctones e os hectares de vinhas velhas centenárias (algumas até 200 anos) ainda existentes na região, são fatores diversificados que contribuem para a diferenciação na produção de vinhos únicos.

O evento foi encerrado com um jantar na belíssima unidade hoteleira Vidago Palace, cujos elegantes vinhos ombrearam com a cozinha de um dos mais reputados chefs portugueses, o chef Vitor Matos.

Os parabéns são sem dúvida merecidos para a CVR de Trás-os-Montes e todos os mais de 80 produtores desta grande região vínica, que com esta ação, Trás-os-Montes Wine Experience, deram mais um passo rumo a um futuro vínicola que se adivinha promissor e brilhante, com várias iniciativas futuras já calendarizadas.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva