«Os Colheitas são um dos estilos mais sedutores de vinho do Porto, e a Quinta do Noval tem uma longa tradição de produção de Colheitas fabulosos» afirma Christian Seely, Diretor-geral da Quinta do Noval

«Este é o quinto Colheita que produzimos desde que cheguei à Quinta do Noval há vinte e cinco anos, os outros foram o 1995; o 1997; o 2000 e o 2003. Tal como os anteriores, este Colheita 2005 é um vinho produzido com uvas das vinhas da Quinta do Noval no coração do Douro, um terroir que há vários séculos produz alguns dos melhores vinhos do Douro.»

Produzido 100% com uvas da Quinta, pisado a pé em lagares de granito, envelhecido em cascos nas caves depois da vindima, o Colheita 2005 é uma excelente adição à longa fila de grandes vinhos que têm sido produzidos na Quinta do Noval desta forma. 

«Este lançamento representa cerca de metade do vinho separado para fazer Colheita da vindima de 2005. Vamos guardar a outra metade para envelhecer mais tempo em casco, e durante as próximas décadas vamos lançando pequenas quantidades de Colheita 2005 com mais tempo de estágio. No entanto, acreditamos que o vinho está agora num momento fantástico para consumir, após 13 anos de envelhecimento, e por esta razão decidimos fazer este ano um primeiro lançamento de Colheita 2005.»

«Em 2005 o ano vitícola foi extremamente seco. De novembro a abril tivemos menos 80% de chuva que a média e as temperaturas foram altas. A floração ocorreu na primeira metade de maio em boas condições, mas a seca prolongada durante o verão reduziu o rendimento. 19mm de chuva chegaram finalmente na primeira semana de setembro, o que ajudou a uva a alcançar a maturação. A produção desta vindima foi pequena, mas com vinhos com excelente cor e concentração, que mostram o caráter do terroir,»  afirmou ainda Christian Seely.