Uma unidade hoteleira do Algarve que visitei no final de 2022, que surpreende pela qualidade das suas estadias e pela descoberta de exuberantes sabores e de uma aposta vínica consistente. Foi aliás este o mote para a escolha desta unidade como o palco da apresentação dos marcantes vinhos Dona Maria com a enóloga Sandra Gonçalves

O Tivoli Carvoeiro encaixa-se num pequeno vale junto da praia,  uma agradável e exótica localização, que permite grandes caminhadas ao longo da costa junto das praias e escarpas atlânticas.

Quartos confortáveis dispostos em anfiteatro virados para uma piscina exterior com vista para o mar e três espaços gastronómicos, também virados para o Atlântico: eis os condimentos certos para uma estadia repleta de agradáveis surpresas.

Com uma equipa muito profissional, composta por uma direção de F & B empenhada e experiente, e chefs de grande profissionalismo, esta unidade hoteleira é sem dúvida mais um importante valor acrescentado para o desenvolvimento sustentado do turismo algarvio de qualidade.

A parte gastronómica tem o chef Bruno Augusto como chef executivo de toda a unidade e o chef Arísio Junior como sushiman.

Começando com os pequenos almoços, estes são variados e bem-apresentados, desde a fruta diversa bem laminada, sumo natural de laranja, ovos ao momento, diversificada padaria e pastelaria, tudo o que possa proporcionar um início de excelente dia.

São 3 os espaços degustativos:

O Med, com sabores do atlântico, é um espaço utilizado para os pequenos-almoços e jantares, com uma esplanada romântica com vista atlântica;

The One Wine boutique proporciona uma experiência mais gourmet à la carte, com vários clássicos portugueses e internacionais, além de um escanção que sugere o vinho perfeito para acompanhar a refeição. O marisco aqui é de realçar;

O Mare Bistro é o local ideal para uma refeição ligeira , seja uma salada de verão, um wrap ou uma refeição menos pesada, confecionada com produtos frescos e locais. No verão, um momento alto pode envolver o saborear de um peixe grelhado à beira da piscina servido por uma equipa muito profissional.

O espaço conta ainda com o Azur Bar, perfeito para admirar um pôr-do-sol magnífico e desfrutar do espaçoso terraço e das vistas deslumbrantes sobre a piscina. Dispõe de uma soberba seleção de vinhos portugueses, cervejas artesanais e cocktails, além de refeições ligeiras e tapas. Aberto todos os dias, é um sítio moderno para descontrair.

Por fim, o Sky Bar, aberto de abril a outubro, no último piso do hotel: vistas panorâmicas sobre o mar e música suave são os acompanhamentos perfeitos para a sua bebida. Aqui descobri um espaço dedicado ao sushi que me surpreendeu, verdadeiramente fabuloso pela frescura, sabor e texturas, tendo sido uma das melhores experiências que tive de sushi. Imperdível.

Tivoli Carvoeiro, uma referência sem dúvida da boa hotelaria em Portugal e em particular no Algarve.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva