Vinho complexo e muito elegante, equilibrado, aromático, sobressaindo a pera e a maçã, com uma frescura cativante e acidez promissora ainda para evolução em garrafa, possuindo um excelente volume de boca

Com enologia de Rui Cunha e Gabriela Albuquerque e viticultura de Luís Cardoso Meneses é um vinho gastronómico com bom final de boca, que pode harmonizar bem com pratos suaves, sejam queijos, peixes ou carnes.

A Casa e Quinta de Paços deve o seu nome, provavelmente, a um antigo paço do tempo em que a freguesia de St.ª Eulália de Rio Côvo seria uma estância termal romana.

O património da Quinta de Paços tem cerca de 200 hectares distribuídos por seis quintas diferentes, cinco das quais no concelho de Barcelos e outra no concelho de Monção – Casa do Capitão-mor. A Quinta de Paços está na mesma família há mais de 500 anos e já passou por, pelo menos, 15 gerações. 

A Casa do Capitão-mor é detentora do prémio mais antigo da sub-região, obtido em 1888 em Berlim, na Alemanha. Esta propriedade remonta já a pleno séc. XIV e o seu nome resulta do facto de ali ter vivido, no séc. XVII, o Capitão-mor de Monção. 

Um dos excelentes vinhos que esteve presente no Alivetaste – Sabores da Vida 2021, em consonância com os objetivos desta iniciativa de reconhecida qualidade e que se realiza todos os anos no Palácio do Freixo.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva