A casa Montez Champalimaud lança nova colheita do vinho que homenageia a sua fundadora, com o Quinta do Côtto Vinha do Dote 2017, feito a partir de vinhas muito velhas, que dá corpo a uma das melhores vindimas de sempre no Douro

Há cerca de seis anos, a equipa da Montez Champalimaud redescobriu, naquele que parece ter sido um feliz acaso, uma parcela de vinha localizada fora do casco principal do solar da Quinta do Côtto. As videiras, com uma idade média de 90 anos, apresentavam-se num ótimo estado de conservação, o que despertou a curiosidade de todos sobre a origem e história desta parcela de vinha.

A resposta estava nos arquivos da família, que contavam uma história distante dos tempos que correm hoje. Estas terras chegaram à família através de Rosa Carolina Pinto Barreiros, que as entregou como dote do seu casamento com António Montez Champalimaud, em 1865. Mais de meio século depois, em 1922, e fazendo justiça ao seu espírito inovador e empreendedor, atípico para a época, Rosa viria a fundar a empresa Montez Champalimaud. Num simbólico tributo, esta vinha velha foi batizada como Vinha do Dote.

Deste terroir especial, marcado pela perfeita conjugação de fatores como a boa exposição sul/poente, a altitude (140 metros) e o solo xistoso, surgiu a vontade de desenhar um vinho que refletisse, em toda a sua génese, o património único de vinhas velhas da Quinta do Côtto. Nascia, assim, o Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho de parcela, feito a partir de um field blend de mais de 30 castas autóctones da região.

O Quinta do Côtto Vinha do Dote 2017 preserva uma das melhores vindimas de sempre para o Douro e supera até as melhores expectativas do produtor. O vigor e resiliência desta parcela de vinhas velhas reflete-se na cor rubi intenso, nariz sedutor e grande complexidade de aromas. Entre especiarias, notas vegetais e frutos silvestres, ergue-se com volume, taninos maduros e muita frescura a equilibrar o conjunto. O final é longo e persistente.

A história e o legado que este vinho homenageia estão também representados no rótulo, assinado pela premiada designer Rita Rivotti. Por debaixo de uma elegante textura está o desenho de uma delicada rosa estilizada, numa simbólica alusão à fundadora da empresa Montez Champalimaud, Rosa Carolina Pinto Barreiros, envolvido pela transcrição recuperada do documento oficial do seu dote de casamento.

Já disponível nas principais garrafeiras do país, grande distribuição e na loja online https://www.quintadocotto.pt/loja/, mas em quantidades limitadas, devido à capacidade produtiva muito reduzida da Vinha do Dote. O preço recomendado de venda é de 20€.