A 3ª edição dos Prémios Flavors & Senses decorreu numa cerimónia que reuniu dezenas de figuras ligadas à gastronomia da cidade do Porto e Norte.

Prémios Flavors & Senses 2015_Chef Pedro Lemos 450

O blogue Flavors & Senses, elegeu os “Melhores para 2015”, num evento que decorreu na passada terça-feira no Wine Bar do PROVA Wine, Food & Pleasure, localizado no Porto. No total foram 12 categorias com 60 nomeados, cuja votação foi feita por 126 convidados, entre Chefes, empresários, pessoas ligadas ao setor da gastronomia e turismo e jornalistas.

O Chefe Pedro Lemos, a mais recente Estrela Michelin do Porto, foi o grande vencedor da noite conquistando os dois mais importantes prémios: “Chefe do Ano” e “Restaurante do Ano”.

Aberto recentemente, mas já com lugar cativo nos principais roteiros gastronómicos, a Casa de Chá da Boa Nova, da autoria do Chefe Rui Paula, recebeu o prémio de “Restaurante de Autor”.

Ainda no campo dos restaurantes, registo para uma nova entrada na lista com o recém-inaugurado Cantinho do Avillez, que arrecadou o título de “Restaurante Trendy”. Ainda no centro histórico, um dos pontos da cidade que mais se tem destacado ao nível da gastronomia, surge o descontraído Cantina 32, eleito “Restaurante Revelação”.

A gastronomia típica também foi homenageada com o restaurante O Gaveto, conhecido pelos seus pratos de peixe fresco e marisco, a ser distinguido com o título de “Restaurante Tradicional”. Por outro lado, sendo uma das fortes tendências na gastronomia portuguesa, a Casa Vasco foi eleita melhor “Restaurante de Petiscos”, um espaço de eleição para convívios informais e degustação de tapas e vinho a copo.

Também o mentor e proprietário deste prestigiado restaurante na Foz foi homenageado tendo conquistado, pela 2ª vez consecutiva, o prémio de “Empresário do Ano”. Mas os prémios não ficaram por aqui já que também o chileno Chefe Camilo Jaña, responsável pelas cozinhas do grupo, foi considerado “Chefe a Seguir”.

Os Prémios Flavors & Senses 2015 apresentaram ainda duas novas categorias, com a distinção de “Serviço de Vinhos” e  “Restaurante Fora de Portas”, este último atribuído ao restaurante São Gião, localizado em Moreira de Cónegos.

A categoria “Serviço de Vinhos” foi conquistada pelo Restaurante do Hotel The Yeatman, único hotel vínico em Portugal cuja carta de vinhos tem sido largamente premiada em todo o mundo. Por último, uma repetição em 2015, com o prémio “Loja Gastronómica” a ser entregue novamente ao Club Del Gourmet – El Corte Inglés V. N. Gaia.