O Esporão passou a integrar o exclusivo grupo de fornecedores reconhecidos pelos seus métodos sustentáveis de produção que abastecem restaurantes britânicos.

Foto Herdade do Esporão 450

O Esporão integra agora a lista de fornecedores acreditados da Sustainable Restaurant Association. Esta associação britânica tem como objetivo auxiliar os restaurantes a escolherem os fornecedores que utilizem métodos mais sustentáveis na sua produção e assim ajudarem o consumidor a escolher um restaurante, não só pela sua qualidade, mas também pela origem dos produtos que oferecem aos seus clientes.

Para integrar a lista de fornecedores oficiais da Sustainable Restaurant Association o Esporão foi avaliado em 14 pontos-chave e teve que fornecer informação detalhada relativa a três categorias: Origem, Meio Ambiente e Sociedade, fazendo parte desta lista apenas 5 fornecedores de vinho.

A Associação reconheceu o compromisso com a sustentabilidade e diversas práticas sustentáveis do Esporão, de que são exemplo: formação de todos os colaboradores em relação à proteção do ambiente e práticas sustentáveis; providenciar almoços gratuitos com recurso aos proventos do jardim hortícola da Herdade; garantir vagas em jardins-de-infância para todos os filhos dos funcionários; encorajar os funcionários a efetuaram as suas viagens de forma mais sustentável; total envolvimento com a comunidade e suas prioridades; instalação de contadores de consumo de água com o intuito de se utilizar 1L de água por 1L de vinho produzido, entre outros.

No coração de todos os projetos do Esporão encontra-se a preservação do ambiente e biodiversidade. Além do esforço para preservar o que é genuíno e tradicional, a empresa procura combinar isto mesmo com inovação, o que implica o recurso de tecnologia de ponta para continuamente monitorizar e melhorar.

“Nós vemos a sustentabilidade como a possibilidade de o Esporão criar riqueza a longo prazo sem destruir o que pertence a todos nós e que não é renovável, sem limitar a capacidade das pessoas de desenvolverem o seu potencial e concretizarem as suas ambições. Ficamos contentes por saber que a SRA reconheceu os nossos esforços. Este reconhecimento é mais uma forma de os nossos vinhos serem também parte das práticas sustentáveis dos nossos clientes”, diz João Roquette, CEO do Esporão.

Sobre a Herdade do Esporão no alivetaste:
Artigo Gastronomia
Video
Artigo Herdade