Uma linha de apoio financeiro para microempresas, reforço das equipas de apoio às Empresas, serviço de consultoria online e suspensão dos reembolsos no âmbito dos apoios concedidos pelo Turismo de Portugal com recurso a verbas próprias, são algumas das primeiras medidas de apoio ao setor que o Turismo de Portugal está a implementar para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura na atividade turística

Suportadas pela Estratégia Turismo 2027, as medidas agora desenhadas e aquelas a implementar de futuro terão por base a relevância para a tipologia de Pessoas consagrada naquela Estratégia: os Colaboradores do Setor (neste caso com os apoios dados às Empresas e Empresários em nome individual), os Turistas (com informação e comunicação direta com Turistas estrangeiros e nacionais que se encontrem ou pretendam realizar viagem pelo país bem como com turistas nacionais que tenham questões relacionadas com uma viagem ao exterior) e os Locais (no apoio que o Turismo de Portugal enquanto organismo público em associação com as Empresas e as Associações do Setor pode dar à Sociedade, estimulando e exercendo o papel que o Turismo pratica enquanto “força para o bem”).

Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo

Com uma dotação de 60 milhões de euros, a Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo dirige-se a empresas ou empresários em nome individual com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os 2 milhões de euros, com atividade em território nacional e certificação PME.

O apoio financeiro é calculado tendo em conta o número de trabalhadores existente na empresa em fevereiro de 2020, multiplicado por 750 euros por cada trabalhador e pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros por empresa. Este apoio não vence juros e é reembolsado no prazo de 3 anos, incluindo um período de carência de 12 meses.

A Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo irá manter-se em vigor até ser alcançada a dotação orçamental prevista, no valor de 60 milhões de euros. As candidaturas são submetidas através de formulário a disponibilizar no Portal Business do Turismo de Portugal que ficará disponível já nos próximos dias.

Programa de consultoria online

O Turismo de Portugal disponibiliza também uma equipa de apoio técnico às empresas, num programa de consultoria online desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal. Esta iniciativa envolve 60 formadores, disponíveis para ajudar a identificar medidas individualizadas para cada área de negócio (marketing, CRM, operacional, financeiro, etc.) e colaborar na sua implementação, contribuindo para minimizar o impacto dos planos de contingência COVID-19. As empresas poderão aceder a este programa nos portais do Turismo de Portugal “Business” www.business.turismodeportugal.pt e “Escolas” www.escolas.turismodeportugal.pt, preenchendo o formulário online Suporte Online | Empresas de Turismo ou através do endereço [email protected].

Suspensão de reembolsos

Outra medida implementada com efeitos imediatos prende-se com a suspensão, por 12 meses, dos reembolsos no âmbito de projetos apoiados pelo Turismo de Portugal, com recurso a verbas próprias, no âmbito dos programas JESSICA, Linha de Apoio à Qualificação da Oferta (na parte do Turismo de Portugal) e Valorizar.

Esta é uma informação oficial do Turismo de Portugal