Um dos mais prestigiados clubs privados internacionais, localizado num dos melhores rooftop eleito do mundo, onde a técnica e o detalhe da sofisticada cozinha japonesa são o toque da musa.

É talvez um dos espaços cosmopolitas mais descomplicado e simultaneamente sofisticado, subtil, inebriante, divertido e gastronomicamente cativante. Um espaço para quem exige a mais alta qualidade como experiência, onde a boa música e dança se rodeia da melhor vista da cidade de Lisboa (cerca de 280º).

O meu anfitrião foi o sushi chef Rui Sales. Um profissional de mão cheia em que a simbiose cultura/gastronomia, neste caso nipónica, se aplica em pleno. Um homem que sabe o que faz e do que fala, com pleno conhecimento de causa.

Foi uma experiência gastronómica nipónica única e acompanhada passo a passo, que começou pelas entradas com asparagus ohitashi (espargos embebidos em molho de soja adocicado e polvilhados com sementes de sésamo) a que se seguiu um zu unagui (uma verdadeira iguaria japonesa de enguia braseada, de água doce, courgette e uma mistura de gengibre).

Seguiu-se sashimi hotate (corte de peixe “au naturel” sem um único grão de arroz, neste caso sashimi de vieira), e sashimi hamachi (de yellow fish). Dois uramaki (por oposição aotradicional hosomaki, o uramaki é enrolado com arroz por fora), o hideki (salmão, abacate, pepino e maionese com ervas) e o califórnia (a origem remonta aos anos sessenta, quando o chef Ichiro Mashita começou a substituir o toro por abacate, num dos primeiros sushi bars em Los Angeles, o Tokyo Kaikan-camarão, abacate, manga e crocante).

Como prato principal o tsume salmon (salmão marinado em miso e mirim envolto em tsume). A finalizar esta inebriante noite e degustação uma sobremesa, amai (uma sobremesa notável, que alia o aspeto visual do sushi a uma conjugação de sabores doces, em que o arroz, o nori e o peixe são uma mera ilusão).

De realçar que este invulgar e cativante espaço e experiência  na cidade de Lisboa, vai evoluindo ao longo do fim de tarde até noite dentro, metamorfoseando-se. A intensidade das experiências aqui praticadas, passam, gastronomicamente falando, pelo também intenso currículo do chef Rui Sales, em alguns dos mais conceituados restaurantes japoneses no mundo, como o Sake No Hana, em Londres, ou o The Hook, nas Channel Island.

Silk Club, uma experiência top na cidade das sete colinas.
Obrigatória reserva em www.silk-club.com/reservations/

por Mário Rodrigues