Vale a pena uma ida ao Cantinho do Avillez, na renovada e dinâmica baixa da cidade do Porto, onde somos surpreendidos por coisas práticas….bonitas, saborosas e aromáticas

Em ambiente simples e despreconceituoso, serviço composto por pessoas agradáveis, bem-dispostas, profissionais, intervindo apenas quando são chamadas ou sentem que poderão ser uteis, dando uma piada quando acham conveniente, mantendo-se atentas a todo o movimento da sala.

Na ementa a agradável surpresa de provarmos coisas simples, que nos sabem bem, com aroma cativante, começando a instalar-se a comodidade e prazer de estarmos naquela mesa e naquele lugar.

Explicando melhor, começamos no couvert com umas fantásticas tostas caseiras, finas, crocantes, bem torradas e saborosas, assim como pão variado, todo ele muito bom.  Azeitonas marinadas com tomilho e citrinos, só provando… um agradável creme de tomate e uma cativante e indisfarçável  mítica manteiga de trufa. Bom, estamos apenas no couvert, imaginando os prazeres que se seguirão.
Um saboroso bacalhau à Brás com azeitonas explosivas e alheira de Mirandela assada com  tomate confitado, ovo estrelado e batatas fritas, um regresso ao passado.
Para sobremesa, avelã… simplesmente, só provando este saboroso creme. Um cheesecake enfrascado com framboesas e manjericão, de crescer água na boca e por fim um bolo de chocolate à Cantinho com gelado de morango.

Para acompanhar, vinhos JA, projeto José Avillez com José Bento dos Santos da Quinta Monte d’Oiro, um branco, um rosé e um tinto. Disponíveis nos restaurantes do grupo, são vinhos muito agradáveis, gastronómicos e um interessante final de boca. Bom trabalho de dois grandes profissionais.

A subtileza de fazer bem e bem servir ao proporcionar simples prazeres da vida. A conhecida chef Sónia Carocha aceitou o desafio do chef Avillez e mudou-se de “armas e bagagens” das sete colinas para a invicta, estando a gerir esta unidade. Um desafio num projeto em que se encaixa na perfeição.

Rua Mouzinho da Silveira 166
Telefone: 22 322 7879
4050-416 Porto
www.cantinhodoavillez.pt

por Mário Rodrigues