Um vinho intenso e complexo, mas elegante e aveludado Colheita de 2011 é a 5.ª edição

Herdade das Servas Reserva tinto 2011 350

O Reserva da Herdade das Servas é uma referência que só passa da adega para a mesa do consumidor quando alcançado o patamar de excelência e o perfil definidos pelo produtor: um tinto de cor ruby escuro, aroma a frutos pretos bem maduros, sugerindo compotas, integrados com chocolate negro. No paladar revela um sabor intenso, elegante, complexo e aveludado, com taninos redondos e robustos que lhe garantem uma boa longevidade.

Esta é apenas a quinta colheita lançada, à qual sucederam as de 2003, 2004, 2006 e 2008. Para a criação do ‘Herdade das Servas Reserva tinto 2011’, e à semelhança do que aconteceu com a edição de 2003, o lote foi composto pela mistura das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonez e Petit Verdot, provenientes de Vinhas Velhas e todas elas vinificadas em extreme, o que permitiu afinar o vinho em função do perfil idealizado.

O processo de vinificação é igual para todas as castas: maceração pré-fermentativa a 8-10.º, seguida de fermentação alcoólica em lagares de inox, com controlo de temperatura a 26-28.º e remontagens mecânicas feitas por robot pisador/imersor. No que toca ao envelhecimento, após o afinamento do lote durante 14 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%), o vinho é engarrafado e estagia durante 16 meses na cave da Herdade das Servas.

O PVP Recomendado é de € 18,16