Excelente vinho, leve, fácil e cativante, ideal como aperitivo ou para acompanhar um bom fim de tarde
Produzido pela Quinta do Soalheiro, as uvas de Alvarinho são provenientes de diversas vinhas de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica entre os 100 e os 200 metros de altitude. Melgaço, a região mais norte de Portugal, está protegida por um conjunto de serras que permitem um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho.
Uma colheita especial 2013, a pureza aromática da casta Alvarinho e um equilíbrio perfeito entre mineralidade e elegância de sabor. Após um inverno bastante húmido as temperaturas baixas durante o início do crescimento da vinha induziam uma colheita mais tardia do que a anterior. Contudo, o clima em julho e agosto, muito seco e quente, mas com noites frias, favoreceram uma vindima de muito boa qualidade com um amadurecimento lento a manter o álcool em níveis moderados, mas que ajustou a acidez devido a temperaturas diurnas moderadamente elevadas. O início de setembro igualmente quente e seco permitiu antecipar a vindima fugindo das chuvas que ocorreram a partir do final do mês e início de outubro.
Para este vinho as uvas sem vindima tardia foram colhidas em caixas de pequena capacidade e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. O mosto obtido por prensagem das uvas inteiras foi decantado e fermentado a temperatura baixa. A fermentação decorreu em inox até atingir o equilíbrio de doçura e acidez pretendido e que ditaram o álcool final deste Soalheiro 9%.
Notas citrinas e tropicais da casta Alvarinho com um equilíbrio de acidez e doçura invulgares.
Excelente vinho, leve, fácil e cativante, ideal como aperitivo ou para acompanhar um bom fim de tarde. Em alternativa pode aparecer durante a conversa no final de uma jantarada.
Redes Sociais