A Vinalda estabeleceu um acordo com a Herdade do Arrepiado Velho, de Sousel, para a distribuição exclusiva dos seus vinhos em Portugal e no mundo, deste projeto familiar que desafia as convenções, apresentando vinhos verdadeiramente singulares, sempre com a busca incessante pela qualidade no topo das suas aspirações
A Herdade do Arrepiado Velho está localizada em Sousel, a cerca de 40 km de Portalegre, no Alto Alentejo. Com uma área de cerca de 100 hectares, a barragem destaca-se entre vinhas e olival, num misto de cores e tranquilidade como só o Alentejo oferece. Neste projeto familiar fundado por Isabel Antunes e Manuel Antunes, e agora liderado pela filha, Ana Antunes, quebram-se barreiras e ideias pré-feitas apresentando vinhos únicos, mas sempre com a qualidade no topo das suas ambições.
“A possibilidade de a Vinalda distribuir os vinhos da Herdade do Arrepiado Velho foi uma oportunidade inesperada que não podíamos perder. São vinhos distintos que expressam a versatilidade e frescura do terroir do norte alentejano”, refere Bruno Amaral. “Vinhos produzidos com rigor e cuidado, que completam na perfeição a nossa carteira no Alentejo e que teremos muito prazer e empenho em levar a todo o mundo”, acrescenta o administrador da distribuidora.
Ana Antunes, que assumiu recentemente a liderança do projeto, afirma: “é com enorme satisfação que nos unimos à Vinalda, um parceiro de excelência. Acreditamos no seu potencial e em toda uma equipa extremamente eficaz e profissional”. A gerente da marca, que tem uma nova energia e muita vontade de conquistar e expandir a sua presença, sublinha que “o rigor, a qualidade e a seriedade vieram ao encontro dos nossos propósitos. Os vinhos da Herdade do Arrepiado Velho estão em boas mãos”.
Em 2001, testemunhou-se o renascimento de um espaço há muito abandonado. O monte alentejano do século XIX foi meticulosamente reconstruído, preservando a arquitetura tradicional da região e revelando-se como um lugar repleto de espaços de beleza rara.
No ano seguinte, em 2002, 33 hectares de vinha foram plantados de raiz num terroir que combina solos xistosos com declives acentuados, temperaturas amenas e uma abundância de água, características naturais que indicam um potencial excecional. Combinando conhecimento, inovação e dedicação, foram selecionadas as castas, dando origem à tão aclamada “Vinha dos 100 pontos”.
A enologia é liderada por Filipe Perdiz e os vinhos tintos deste projeto apostam em castas como a Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot e Cabernet Sauvignon. Já nos vinhos brancos, a escolha recai sobre Antão Vaz, Chardonnay, Riesling, Viognier e Verdelho, formando um fascinante mix de castas nacionais e internacionais.
Num ambiente de rara beleza e marcado pela arquitetura tradicional alentejana, a Herdade do Arrepiado Velho convida os enoturistas a experiências únicas, oferecendo visitas, provas e estadias que se desenrolam entre a barragem e as vinhas, numa paisagem tranquila de cortar a respiração.
Redes Sociais