O antigo Mercado do Peixe em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, foi transformado num restaurante, um espaço onde é possível fazer uma viagem gastronómica – cozinha italiana, cozinha de autor, cozinha oriental e cozinha regional açoriana. Pela primeira vez, dois chefes com estrela Michelin juntam-se a este projeto nos Açores

O ‘Mercado da Vila’ abriu portas recentemente e conta com a colaboração dos chefes Paulo Morais, Rui Paula com restaurantes estrelados, Donária Pacheco e Roberto Mezzapelle que, juntos, transformaram o antigo mercado do peixe num espaço de restauração único e inovador, de uma qualidade ímpar.

“Este é um espaço que senta o mundo à mesa. Um lugar onde a viagem gastronómica começa em Vila Franca do Campo, mas que visita mais do que um continente. Desafiamos quem nos visita a desfrutar das quatro experiências que proporcionamos, experimentando entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas”, refere Rúben Pacheco Correia, promotor do projeto.

Com uma cozinha diversa, sob escrutínio de grandes chefs internacionais, da cozinha italiana, assinada pelo chef siciliano Roberto Mezzapelle, à cozinha de autor do chef Rui Paula, viajando pela visão do chef Paulo Morais, um dos maiores especialistas portugueses em cozinha oriental, muito direcionado ao sushi e à valorização do peixe fresco, característico deste espaço no passado, terminando no ponto de partida, com a cozinha regional açoriana, pelas mãos da experiente chef açoriana Donária Pacheco.

“Fizemos uma grande aposta nos produtos locais. Valorizamos sobretudo os produtos das nossas ilhas, de tradição e com uma qualidade ímpar, como contributo para o desenvolvimento económico, turístico local e regional”, afirma Rúben Pacheco Correia. “Este é um espaço democrático, pensado para todos e adequado a todos os públicos”, acrescenta.

O Mercado da Vila criou 24 postos de trabalho e pretende vir a recrutar mais pessoas da região. A maioria dos recursos são dos Açores e alguns do continente. “Fizemos por preparar a nossa equipa da melhor forma. Durante duas semanas os colaboradores estiveram em formação em restaurantes do continente”, diz Rúben Pacheco Correia.

O espaço tem lotação para 100 pessoas e inclui um bar de nove metros onde é possível fazer refeições, no balcão, com cerca de sete lugares.

A decoração do Mercado da Vila fala por si, fazendo alusão às quatro cozinhas, com elementos que identificam cada uma, fazendo deste um espaço único, com uma identidade irreverente e criativa.

Para a despedida a 2022, o Mercado da Vila irá servir um menu completo de vários momentos de assinatura dos quatro chefes do restaurante. Uma viagem de sabores pelo mundo, pelos quatro cantos das distintas cozinhas. A ementa será desenhada pelos Chefs Rui Paula, Paulo Morais, Roberto Mezzapelle e Donária Pacheco.

No decorrer do evento, irão realizar-se várias atuações performativas e musicais ao vivo.

A noite terá início pelas 20h00 e irá prolongar-se até às 04h00. As reservas poderão ser feitas através do contacto telefónico 910 928 595 ou via email [email protected].