Um trabalho vínico que demonstra uma precisão relojoeira, com escolha cacho a cacho de cepas com idades em média de 60 anos, para uma produção de pouco mais de 1 000 garrafas de 750 ml e um rigor de qualidade para esta colheita de 2018 e engarrafamento em 2020, na senda da primeira colheita de 2016

Com origem na excelente experiência da primeira colheita de 2016 e engarrafamento em 2018, Luís Machado (arquiteto e empresário) criou e desenvolveu o projeto Casas do Pesinho – Ideia, uma ideia de vinho e enoturismo nascida pela paixão do Douro, mais exatamente no lugar do Pesinho (um lugar em Covas do Douro), sítio onde também está a nascer o enoturismo. A maturação deste projeto foi impulsionada não só pelo Douro, como pelas suas gentes e vinhos, tendo bem presente no horizonte a busca permanente da excelência.

O rigor da qualidade de um vinho que lhe desse prazer e do qual se orgulhasse, levou Luís Machado a selecionar dois dos bons profissionais reconhecidos na praça – sendo sobre o viticultor Luís Lopes e o enólogo Pedro Sequeira que recai a responsabilidade técnica da produção destas primeiras colheitas do Casas do Pesinho Ideia.

Casas do Pesinho Ideia Douro Doc tinto 2018, da sub-região do Cima Corgo, é um saboroso néctar composto pelas castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, cujas cepas provenientes de vinhas a uma altitude de cerca de 420 m em solos xistosos, localizados entre Covas e o Pesinho. A pisa é feita em lagar e cuba de inox, sendo o estágio de 20 meses em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês.

Acabado de abrir, o nariz não é demasiado exuberante e deixa revelar uma complexidade entusiasmante. Magnífico volume e fim de boca, fruta vermelha e acidez muito equilibrada (mas bem presente), que lhe dá uma elegância distinta e a promessa de uma longa e segura guarda. Para beber deve ser aberto pelo menos 1 hora antes para que se aprecie ainda mais, dando a capacidade de o vinho “respirar” e de libertar aromas bem guardados na garrafa. Merece um excelente copo para vinhos tintos deste nível.

Pratos consistentes, intensos e saborosos serão a companhia ideal para uma boa harmonização. Só ou em boa companhia será também uma outra forma de o apreciar.

Tem o PVP recomendado de 29€.

Contacto: [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva