A S. Pellegrino, marca distribuída pela Vinalda, lança a S. Pellegrino Young Chef Academy Competition 2022-23, destinada a jovens Chefs até aos 30 anos

O objetivo é descobrir e encorajar profissionais brilhantes capazes de alargar as fronteiras da gastronomia. Para isso, os candidatos terão de criar um prato de assinatura que expresse criatividade e uma forma única de ver o mundo. Serão eleitos 10 finalistas, na  final regional ibérica, pelo Chef português Miguel Rocha Vieira, Chef Eduard Xatruch e Maca de Castro.

Participar na S. Pellegrino Young Chef Academy Competition é uma oportunidade única de fazer parte de um projeto duradouro, ambicioso e visionário, através do qual a S. Pellegrino contribui para a evolução não só da comunidade culinária, mas da sociedade como um todo. De facto, é com este concurso que S. Pellegrino identifica e educa os talentos que irão formar a próxima geração de jovens chefs e cidadãos do mundo. O Chef Henrique Sá Pessoa fez parte do júri da final regional Portugal-Espanha e representou o júri da Península Ibérica na final em 2021 e reforça que, “para a gastronomia nacional, é sem dúvida uma grande oportunidade poder participar num evento de escala mundial e provar que a cozinha portuguesa merece esse palco e essa representação.

“Esta iniciativa proporciona aos jovens Chefs a oportunidade de iniciar uma viagem inspiradora e educativa, ganhando visibilidade global e prestígio profissional significativo durante todo o processo de seleção, que culminará no evento da Grande Final prevista para 2023”, adianta Vanessa Germano, Brand Manager da S. Pellegrino em Portugal.

Na edição de 2019/21, cerca de 300 jovens Chefs e Mentores talentosos de 50 países e regiões diferentes, trabalharam em conjunto para melhorar os seus pratos de assinatura, que não eram simplesmente receitas, mas ideias reais para uma revolução culinária sustentável e inclusiva. No final foi Jerome Ianmark Calayag quem triunfou, tornando-se uma referência para todos os que desejam exercer a profissão de chef com um novo olhar para o futuro.  “Um concurso desta natureza não só é um grande desafio para qualquer jovem, visto que vai estar em palco com outros Chefs que na sua maioria trabalham para grandes restaurantes na Europa, como é também uma oportunidade de poder mostrar o seu trabalho perante um júri de Chefs respeitados em todo o mundo. O facto de ter a possibilidade de passar a uma final mundial é igualmente uma grande oportunidade de poder apresentar o seu trabalho a uma escala mundial num evento absolutamente incrível em Milão!”, defende Henrique Sá Pessoa.

Para a Brand Manager Vanessa Germano “o concurso abre as portas da Academia e é o principal instrumento de que dispomos para estimular a criatividade e promover o talento. Todo o projeto transmite o nosso empenho em impulsionar a evolução contínua no mundo da gastronomia, que hoje representa um extraordinário ‘espaço’ para divulgar valores universais, tais como sustentabilidade, responsabilidade, inclusividade, resiliência e beleza”.

Os jovens chefs com menos de 30 anos devem inscrever-se na competição em S. Pellegrino Young Chef Academy até 31 de maio de 2022, fornecendo informações pessoais e profissionais e apresentando uma receita de um prato de assinatura capaz de comunicar a sua visão pessoal, competências únicas e criatividade.

Tal como nas edições anteriores, na primeira fase de seleção as candidaturas serão avaliadas pela ALMA, a Escola Internacional de Artes Culinárias Italianas. A ALMA definirá uma lista restrita de Jovens Chefs que participarão numa das 16 Finais Regionais que terão lugar em todo o mundo durante a segunda metade de 2022.

Os finalistas regionais estarão oficialmente na corrida para o cobiçado título ‘S. Pellegrino Young Chef Academy Award 2022-23’, que irá impulsionar a sua carreira e conceder-lhes reconhecimento mundial. Os candidatos concorrerão também a três prémios adicionais que reconhecerão as diferentes crenças e abordagens dos jovens chefs para criar uma mudança positiva na sociedade através da alimentação.

Os prémios

–              S. Pellegrino Young Chef Academy Award: é a competição principal, votada pelos Seven Sages, um estimado painel de reconhecido Chefs internacionais. O chef vencedor terá de demonstrar excelentes capacidade técnicas juntamente com criatividade genuína. O jovem talento deverá demonstrar forte crença pessoal em relação à gastronomia, que convença o júri da sua capacidade de se tornar num catalisador para uma mudança positiva;

–              S. Pellegrino Award for Social Responsibility: votado pelo Sustainable Restaurant Association – que gere o Food Made Good, o maior programa de foodservice sustentável e comunidade global orientada para a hospitalidade –, este prato irá representar o princípio de que a comida está no seu melhor quando é resultado de práticas sociais responsáveis, fornecedores responsáveis e que respondam a requisitos sociais e ambientais positivos. Para este prato são considerados 8 critérios: utilização de recursos, impacto climático, biodiversidade, desperdício alimentar, nutrição, colaboração, defesa e inovação.

–              Acqua Panna Award for Connection in Gastronomy: votado pelos Mentores, o vencedor deste prémio irá produzir um prato que representa a herança gastronómica da sua região. Este prato deverá sublimar as práticas culinárias tradicionais e a visão pessoal moderna encontrando o equilíbrio entre o passado e o futuro;

–              Fine Dining Lovers Food for Thought Award: votado online pela Fine Dining Lovers Community, este prémio será para o Chef que melhor representar a sua visão e crença pessoal num prato de assinatura.