O restaurante ComPosto Food & Club é um vasto e glamoroso espaço dedicado ao F&B (em inglês, Food and Beverage), um conceito aqui bastante mais alargado, muito bem concebido e perfeitamente integrado por entre os vários espaços existentes. De destacar os profissionais de eleição, quer no bar, quer no restaurante liderado pelo chef Hugo Portela

Integrado no novo e luxuoso Hilton Porto – Gaia Hotel, o Composto responde a uma necessidade evidente de uma unidade hoteleira de elevado nível, inserida num exigente mercado local e nacional. Proporciona uma cozinha muito saborosa e criativa baseada nas raízes da cozinha tradicional portuguesa.

O chef Hugo Portela desenvolve um trabalho de qualidade e muito consistente, caraterísticas transversais a tudo quanto saia da sua cozinha. Apesar de a abertura do espaço ser ainda recente, transmite já um potencial de trabalho técnico e conhecimento gastronómico que indiciam seguramente uma grande evolução para um espaço que se perfila como uma referência enogastronómica das duas cidades.

A aposta vínica é também uma realidade e um excelente complemento para a cozinha praticada. A existência de um bar introduz ainda a vertente bastante criativa de cocktails de autor, através de uma jovem e dinâmica equipa.

Este artigo é suportado numa degustação bastante alargada de opções, a saber:

Couvert composto:

Explosivo – “Sopa” de eucalipto com abacaxi envolvida por manteiga de cacau.

Azeite Arvólea Monovarietal 100% Santulhana, proveniente da região de Bragança com um toque final ligeiramente amargo no final de boca (cocote Preta).

Azeite Arvólea Bivarietal 10% Santulhana e 90% Cobrançosa, da mesma região com um toque ligeiramente picante de final de boca (cocote Branca).

Pão de fabrico próprio, uma variedade de azeitona e vinho da região dos vinhos verdes (soalheiro clássico) e outro de curcuma e sementes, a Cracker, também de fabrico próprio, de tomate e sementes de papoila.

Croquete de Rabo de Boi – Carne marinada durante 48 horas e cozinhada a baixa temperatura durante aproximadamente 12 horas, de modo a dar uma textura cremosa por dentro e crocante por fora.

Bola de Berlim de Bacalhau – Mistura de massa brioche com massa de donuts recheada com uma brandade de bacalhau e coberta com açúcar em pó. Combinação entre doce e salgado.

Presunto – Presunto de porco bísaro com 36 meses de cura. A raça bísara é nacional da região de Gimonde, Bragança.

Pratos:

Bacalhau à Brás – Tubo de telha de batata crocante recheado de Bacalhau à Brás tradicional. Feito com lombo de bacalhau da Islândia.

Murganheira Velha Reserva 2015

Sopa de Peixe e Marisco – Mistura de duas sopas tradicionais portuguesas, sopa de peixe e o creme de marisco. Dois caldos distintos e misturados posteriormente, guarnecidos com dourada braseada, lula grelhada, camarão salteado e cavala marinada e ligeiramente queimada na pele. Terminada com coentros.

Soalheiro Granit 2020

Polvo e a sua Açorda – Polvo cozido e salteado em azeite de alho; açorda de polvo cozinhada com a água de cozedura do polvo, guarnecida com polvo e terminada com salsa. A açorda é finalizada com colis de pimentos assados e gema de ovo cozinhada a baixa temperatura. Para dar textura ao prato temos ainda ameijoa e berbigão crocante em tempura.

Cocapalha Reserva Branco 2019

Arroz de Vitela à Moda do Porto – Naco de vitela marinado durante 48 horas e cozinhado lentamente até estar no ponto de se cortar à colher. Arroz cozinhado com o caldo de cozedura da carne, guarnecido de ervilha e cenoura e finalizado com manteiga e salsa. Termina-se o prato com um puré de ervilha e outro de cenoura assada o que lhe confere maior cremosidade.

Cedro do Noval Tinto 2017

Romeu e Julieta – Reinterpretação do queijo com marmelada (neste caso com abóbora): uma mousse de queijo da serra amanteigado de ovelha recheado com compota de abóbora e coberto com uma glace de abóbora. É servido com uma bola de gelado de bolacha.

Royal Oporto 20 anos

Um trabalho profissional e assertivo numa unidade de luxo, que é seguramente uma mais valia no turismo de qualidade para toda a região norte do país.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva