Na antiga estação da Ferradosa (paredes-meias com a margem do rio Douro) localiza-se o restaurante Cais da Estação da Ferradosa – um lugar ancestral e dos mais bonitos ao longo do rio Douro, que tem o enorme valor acrescentado de uma cozinha tradicional/regional verdadeiramente imperdível

O restaurante Cais da Estação da Ferradosa pertence desde finais de 2018 ao famoso Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro. Aqui pratica-se uma cozinha de conforto, com a Sandra Carvalho na cozinha e o marido Fernando Gomes na sala (irmão da Rosário da Toca da Raposa).

Peixe do rio em escabeche; sopa seca de peixe do rio; pernil de porco fumado; javali (no inverno); rabo de boi; cabrito estufado ou bife de vitela de Trás-os-Montes são alguns dos saborosos pratos que podemos ter o enorme prazer de degustar.

A paisagem é igualmente arrebatadora. O tempo de meditação antes, durante e depois de uma refeição – que nos leva para longe do stress com a acalmia verdadeiramente relaxante do lugar – transporta-nos para o lugar que sempre imaginámos e desejámos, ficando agradecidos à Sandra e ao Fernando por nos proporcionarem estes momentos inesquecíveis.

O comboio, que nos dias de hoje passa pela outra margem do rio, em frente ao restaurante, faz-nos acompanhar serenamente o seu percurso com o olhar, ecoando no vale com o seu som tão característico. A paisagem envolvente com os passeios que nos proporciona, dão-nos a tranquilidade complementar depois de uma bela refeição.

EN222-3 Ferradosa
5130-453 São João da Pesqueira
Telef: 965 082 387
Mail: [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa