Um lugar que só poderia ser bom, dado o histórico, embora curto mas de excelência, do jovem chef João Pupo Lameiras

lsd 2 sala 730
Foto de Pedro do Canto Brum

O restaurante LSD abriu em março de 2014. Para mim e do ponto de vista profissional, um espaço com menos de 6 meses não deve ser visitado, pois precisa de tempo e espaço para se encontrar, de forma que a cozinha tenha uma identificação própria e equilíbrio necessário para se poderem tirar as ilações necessárias e acima de tudo justas.

Resolvi fazer agora este trabalho, antecipado e com uma enorme expetativa, mas alguma segurança dado conhecer o trabalho do João Lameiras na Casa de Pasto da Palmeira. Numa boa parte das situações em que são abertos vários restaurantes sobre a mesma chancela, neste caso da cozinha e do José Paulo Ribeiro (Madeira) na sociedade, as coisas nem sempre resultam. A minha confiança no trabalho referido revelou-se acertada, e a degustação foi um enorme sucesso.

lsd terrina de foie com compota de cebola e brioche caseiro 730
Foto de Pedro do Canto Brum

Nas tábuas, a começar, uma excelente terrina de foie gras com compota de cebola e brioche caseiro* com Porto Ferreira Branco 10 anos, a que se seguiu o salmão curado por nós fumado por vós e um Mateus Sparkling (melhor harmonização). Para entradas, vieiras marinadas com abacate, morango e funcho*, muito equilibradas e ainda acompanhadas com Mateus Sparkling e um foie gras com ameixa, iogurte e vinho do Porto, agora com Momento Carmenere 2013. No peixe, bacalhau, ovo a baixa temperatura e favas e um  saboroso polvo numa caldeirada*, ambos acompanhados por Momento Carmenere e Morgadio da Torre  e de 2013. Nas carnes, lombinho ibérico com amêijoas* com um Herdade do Peso Trinca Bolota de 2013, a que se seguiu o rabo de boi harmonizado agora com Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional de 2011. A finalizar e muito bem, as sobremesas, para mim normalmente uma incógnita, dado ser o elo mais fraco de uma boa parte dos chef’s, tivemos figo, serra e azeite e um parfait de chocolate com caramelo e flor de sal*, ambas as receitas acompanhadas com LBV Ferreira, a que se seguiram mais duas opções a fechar esta maratona, com tártaro de Meloa e sorvete de poejo, agora com Vodka Royalty lima e habano e Rhum com Rum Bacardi 8.

lsd figo serra e azeite 730
Foto de Pedro do Canto Brum

Desta vez eu e o Pedro Brum tivemos companhia exclusivamente feminina, com a Patrícia Santos da sua equipa e o privilégio da presença da Olga Magalhães Cardoso e Patrícia Pais Leite, ambas sócias da já conceituada Blend All About Wine. Uma empresa de perfil internacional criada e sediada em Portugal, que está a desenvolver um trabalho aprofundado sobre vinhos Portugueses e a sua correta comunicação, contribuindo decisivamente para a colocação de Portugal no ranking dos principais países produtores de qualidade a nível mundial. De realçar que a Blend tem como colaboração internacional entre outros, a conhecida Sarah Ahmed “wine writer” Inglesa e o Finlandês Ilkka Sirén.

Resumindo, o restaurante LSD no Porto é indiscutivelmente um espaço a colocar no roteiro obrigatório da cidade do Porto, onde o prazer da mesa é uma realidade em que as vertentes da cozinha e sala são realmente eficientes e a relação gastronomia / vinhos uma realidade bem trabalhada.

*Pratos vencedores da degustação

LSD
Largo de São Domingos, 78
4050-545 Porto
Telefone: 223231268

por Mário Rodrigues