Realizou-se o primeiro Painel Nacional de Avaliação de Vinhos de 2020, agora acolhido pelo Maison Albar Hotels – Le Monumental Palace, sendo já a 21º prova cega e do qual saíram mais três vinhos eleitos – um branco, um tinto e um espumante – que passam a integrar a galeria de alguns dos melhores vinhos portugueses

Nos brancos foi eleito o duriense Maria Izabel de 2017 do produtor Quinta Maria Izabel, composto pelas castas cerceal, viosinho, rabigato, códego do larinho, arinto e verdelho. Considerado pelo Painel como um vinho intenso, boa fruta, tropical, fresco, madeira bem integrada, acidez equilibrada, seco, com um delicado final de boca.

Procedente da sub-região de Amarante, o espumante Sem Igual de 2015 do produtor João Camizão Rocha, das castas arinto e azal, foi o vencedor unânime desta categoria. Considerado um espumante intenso de bolha fina, aroma mais evidente de maçã e pêssego, acidez e mineralidade equilibradas e um longo final de boca.

Zafirah 2018 foi o eleito pelo Painel – um tinto invulgar da região dos vinhos verdes, do produtor Constantino Ramos. É composto pelas castas de vinhas velhas alvarelhão, borraçal, pedral e vinhão. Um vinho artesanal de cor aberta, elegante, fruta vermelha e muito fino.

De recordar que o Painel fixo é agora composto por António Vieira (chef de cozinha do Wish e Uva by Calém), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (Jornal Público), Luís Machado (arquiteto e empresário), Manuel Moreira (consultor vínico), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Tim Hogg (Professor na Universidade Católica – Escola Superior de Biotecnologia e Diretor Científico do CoLab Vines&Wines) e Paulo Russell-Pinto (IVDP).

Integraram também este Painel como convidados João Luis Ramos Tavares (comunicação empresarial), Marco Pereira (Sommelier – Hotel Le Monumental Palace) e Diogo Matos (Food & Beverage Manager – Hotel Le Monumental Palace) que participou na organização funcional deste Painel no Le Monumental Palace e na escolha de vinho, não tendo podido estar presente na votação.

O Painel de Avaliação de Vinhos é organizado pelo site Alivetaste.com com a Garage Wines, tendo agora o apoio de Maison Albar Hotels – Le Monumental Palace e Personalizart.

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa