Representei Portugal na Áustria.

carla pires 300

por Mário Rodrigues

Carla Pires, Natural de Lisboa, começou na Herdade Do Esporão como estagiaria de empregada de mesa onde José Carlos Santanita trabalhava e era seu chefe. Viu o seu interesse pela area vínica e colocou-a como ajudante. Dois anos após tirou o curso de sommelier, numa parceria com a Escola do Estoril em associação com Escanções de Portugal. Com a saída de José Carlos Santanita do Esporão, ficou no lugar dele, tendo implementado provas vínicas e novos cursos no enoturismo da Herdade.

 

Como e quando despertou para o mundo do vinho?
Sempre gostei de provar vinhos, saber o porquê do todo o seu processo, os aromas, acabando por  tirar varias formações vínicas e o curso de empregada de mesa de 1ª , tendo então ido estagiar para a Herdade do Esporão.

 

Qual foi o seu maior desafio desde que teve início a sua atividade nesta área? 
O maior desafio foi quando participei no concurso nacional de jovens sommelier Chaîne Rotisseurs, conseguindo ficar em 1º lugar e representar Portugal na Áustria.

 

O que acha deveria ser alterado na postura de alguns dos restaurantes e hotéis relativamente ao serviço de vinhos?
Portugal tem evoluído muito na area vínica mas ainda há muita coisa que pode ser melhorada. Não interessa o tipo de restaurante ou Hotel, mas o vinho tem que ser tratado com grande respeito e respeitar as suas regras de serviço não é muito difícil. Vejo em certos sítios que  isso não acontece, como por exemplo, uma simples abertura de uma garrafa. Quando o vinho chega ao copo já parece um “batido” de tão agitado que foi, assim o consumidor não consegue tirar o maior partido do vinho. Os restaurantes e hotéis deveriam apostar mais na formação dos seus colaboradores na area vínica.

 

Que história, pelo absurdo e/ou interessante, tem desde que iniciou a sua atividade? 
Na minha opinião nesta area estamos sempre aprender e a desenvolver os nossos conhecimentos. Desde o inicio da minha carreira o meu interesse tem vindo a aumentar até aos dias de hoje.

 

Qual o vinho que teve oportunidade de provar mais a surpreendeu e de que país?
Poucos países, poderão competir com o nosso tesouro na variedade de castas e diversidade de solos e regiões. Já provei vinhos de todo o Mundo alguns me surpreenderam, mas nós temos em Portugal vinhos surpreendentes, por exemplo 23 barricas da Herdade dos Grous é um deles, um vinho que saiu recentemente para o mercado, um vinho de “dia a dia” assim como o pote 316, um vinho alentejano com uma relação preço/qualidade muito bom. Também o reserva branco Guarda Rios do Ribatejo, um branco diferente… 

 

Qual o restaurante que lhe proporcionou uma experiência inesquecível e porquê?
O restaurante da Herdade do Esporão proporcionou-me experiências inesquecíveis a nível profissional, aprendi muito. A nível pessoal acho que a Herdade dos Grous tem uma cozinha fantástica um atendimento otimo cada prato consegue conservar todos os paladares do Alentejo.