De cepas com cerca de 80 anos, este é um cativante tinto de 2016 de Covas do Douro (região de Cima Corgo), cheio de personalidade e que promete uma interessante evolução em garrafa. Aqui temos presente o trabalho do viticultor Luís Lopes e do enólogo Pedro Sequeira

A história do Vinha da Peijona é um regresso às origens. Manuel Lopes é um empresário radicado no Luxemburgo mas um homem do Douro, que sempre teve o sonho de produzir um vinho na sua terra – Covas do Douro.

Para isso, em 2015 adquire em Covas do Douro uma parcela com 1,22 hectares, de nome “Vinha da Peijona”. Com a ajuda do seu irmão Luís (no trato da vinha) e de Pedro Sequeira (no vinho), nasce com a vindima de 2016 o seu primeiro vinho – Vinha da Peijona Tinto Douro DOC 2016.

As garrafas são numeradas, com produção de apenas 3533. Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Sousão, Alicante Bouschet, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Touriga Nacional. A vindima é manual, com pisa em lagar e estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês.

Um vinho equilibrado e elegante, madeira bem integrada, bom final de boca e que acompanha bem pratos de carne com alguma intensidade.

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa