Um Roêda de faceta simples e, no entanto,  muito agradável

HW_VintageRoeda2002 350

A Quinta da Roêda é vista como uma das melhores propriedades do Vale do Douro. Está constituída por um extenso vinhedo em terraços que varre a margem norte do rio Douro, logo acima do Pinhão. A propriedade foi adquirida pela Croft em 1889 e renovada extensivamente pela firma, replantando-se continuamente durante toda a primeira metade do século XX. Desde o regresso da Croft à posse familiar, com a sua incorporação no grupo Fladgate Partnership, a propriedade voltou novamente a ser fonte de importantes investimentos. Estes incluíram a construção de lagares tradicionais em granito, permitindo a reintrodução da pisa a pé, ainda inultrapassável como o melhor método de extracção na produção de vinho do porto vintage. Os ricos e aromáticos vinhos da Roêda, com o seu carácter de fruta volumosa, formam a base do lote do Vintage da Croft e são a pedra angular do estilo da casa.

O ano vitícola de 2001-2002 foi um dos mais secos registados na história. Quase não houve precipitação durante o inverno. Para além do inverno seco, a temperatura foi extremamente baixa, com o rio Pinhão, na Quinta do Cruzeiro, com a superfície completamente congelada, por alturas do Natal.  Quando se estava à espera que a maturidade final das uvas fosse atingida no início de Setembro, caíram 70 mm de chuvas, entre os dias 15 e 22, em todo o Douro. Se não tivesse sido pelo perfeito estado de saúde das uvas, os efeitos poderiam ter sido muito mais prejudiciais. A vindima começou nas nossas Quintas a partir de 23 de Setembro, com tempo limpo e quente, o que resultou em vinhos do porto muito bons, até que a chuva recomeçasse, duas semanas depois, no início de Outubro.

O Quinta do Roeda Porto Vintage 2002 no nariz a notas reduzidas mas elegantes de eucalipto, menta e esteva. Boca a mostrar-se melhor. Chocolate e sabores ricos a ameixa. Notas de sultana e passa. Um Roêda de faceta simples e, no entanto,  muito agradável. Tem o pvp de 60 €