A mais antiga e histórica vinha da Quinta Dona Matilde, noventa anos passados, dá origem a um novo vinho, o Dona Matilde Vinha do Pinto tinto 2019

Se nos abstrairmos da moda em torno das vinhas velhas, vislumbramos cepas da primeira geração de vinhas pós-filoxera, a doença que dizimou o Douro no final do século XIX, cuidadas, ano após ano, pelos sucessivos herdeiros, do bisavô aos bisnetos, e ainda, tanto tempo passado, capazes de dar origem a um vinho surpreendente: intenso, aromático, complexo e elegante.

“Estas grandes vinhas do passado têm um carácter próprio, marcado e exclusivo. Encontro nelas um grande conhecimento empírico da viticultura da altura, que nos permite agora uma intervenção personalizada, mais expressiva, espontânea e natural. É isto que as torna irrepetíveis, o mesmo acontecendo com os vinhos”, testemunha o viticólogo da Quinta Dona Matilde, José Carlos Oliveira.

“Revitalizar o património vitícola é isto. É cuidar do legado e dar-lhe vida através de vinhos que são a expressão máxima do lugar”, comenta Filipe Barros, o herdeiro da quarta geração responsável pela direção de marketing da quinta, explicando que “havia vontade de criar alguns vinhos diferentes” e que “falassem das vinhas velhas da Dona Matilde”. O Vinha do Pinto é o segundo da série, iniciada em 2019 com o lançamento do Dona Matilde Vinha dos Calços Largos tinto 2017, já esgotado no produtor.

Esta é também uma forma de dignificar a quinta, apresentando vinhos de coleção “em anos em que as vinhas velhas manifestam todo o seu esplendor”, acrescenta o enólogo João Pissarra. “Motiva-nos um experimentalismo que visa explorar as qualidades intrínsecas da quinta, tradicionalmente dedicada à produção de Vinho do Porto. Queremos perceber o efeito do tempo e da mistura de castas nos vinhos e o seu contributo para a produção de tintos e brancos de grande qualidade”, conclui.

Neste sentido, o Dona Matilde Vinha do Pinto 2019 é um vinho com pouca intervenção em adega e sem estágio em barrica de madeira, uma opção que assegura a exuberância de aromas, mantendo, a par, a elegância e complexidade características dos vinhos Dona Matilde.

Dona Matilde Vinha do Pinto 2019 é produzido a partir de uvas colhidas na vinha mais velha da Quinta Dona Matilde, com mais de 90 anos e cerca de 30 castas tradicionais do Douro. A apanha das uvas foi feita à mão em caixas de 25 Kg, seguindo-se a pré-seleção dos cachos à entrada da adega. Fermentação e envelhecimento (18 meses) em cuba de inox. De cor vermelho escuro, apresenta aroma intenso, taninos macios, grande untuosidade e final de boca persistente. Conjunto muito equilibrado e elegante. Produzidas 2800 garrafas numeradas. Tem o PVP de 50 euros.

Integrada no grupo Barros, o qual foi vendido em 2006, a Quinta Dona Matilde acabou por regressar a uma parte da família, alguns meses depois da venda, quando Manuel Ângelo Barros, neto do fundador, decidiu adquiri-la, mantendo a ligação ao Douro.