Guarita da Chocapalha 2015 é o novo vinho de homenagem da Quinta de Chocapalha. Pensado em família este tinto é um tributo a Paulo Tavares da Silva, que em meados da década de 80 trocou a Marinha pelo campo e levou Alice, a sua mulher, e as três filhas — Sofia, Andrea e Sandra (enóloga de profissão) – a embarcarem na aventura

Com uma produção limitada e numerada de 2262 garrafas, este monovarietal Alicante Bouschet cruza as características da casta com as do patriarca: garra, força e personalidade. O resultado é um vinho com aromas intensos, cor profunda e acidez crocante. O Guarita apresenta um grande volume de boca, com uma textura sedosa complementada por uns taninos de grande qualidade.

2015 foi o ano em que o Alicante Bouschet atingiu, na Quinta de Chocapalha, o patamar de qualidade esperado. A casta, conhecida pelo seu comportamento caprichoso, apenas se manteve na quinta porque Paulo Tavares da Silva sempre acreditou no seu potencial. Para as filhas, ‘a homenagem ao Pai só poderia ser feita com um monocasta Alicante Bouschet. O Guarita da Chocapalha reflete a sua persistência, teimosia, trabalho e empenho nas vinhas.’

Tudo começou em 1987 quando Alice e Paulo procuravam uma propriedade que fosse o projeto da sua família e onde se pudesse fazer vinho de grande qualidade. Encontraram em Alenquer, na Aldeia Galega, uma propriedade com 70 hectares, cuja história secular estava intimamente ligada à cultura do vinho e da vinha. Os solos argilo-calcários, a proximidade do mar e a proteção da Serra de Montejunto proporcionavam aos 45 hectares de vinha um terroir único e irrepetível. Para potenciar a qualidade e o carácter dos vinhos de Chocapalha a família decidiu replantar e restruturar as vinhas, selecionando um conjunto de castas que, quer pela sua adaptação ao terroir, quer pelo íntimo gosto partilhado, refletissem o carácter do projeto familiar da Quinta de Chocapalha.

Hoje a vinha tem uma idade média de 32 anos e de entre as dezenas de castas plantadas a família nutre um carinho especial pelo Arinto, o Chardonnay, Alicante Bouschet, a Touriga Nacional e a Tinta Roriz que dão origem aos icónicos vinhos Quinta de Chocapalha Reserva branco, Chocapalha Vinha Mãe, CH by Chocapalha branco e tinto. Em três décadas o portefólio foi crescendo, quase ao ritmo do crescimento da própria família. Hoje chega um novo membro, Guarita da Chocapalha, o irmão mais novo de uma família de vinhos gastronómicos, frescos e elegantes, ao jeito da Quinta de Chocapalha.

Guarita da Chocapalha Tinto 2015 tem o P.V.P Recomendado de  50,00€.