Em antigos armazéns de bacalhau, o Salpoente reúne neste espaço a história e a gastronomia tradicional, tendo por base os produtos mais emblemáticos da região, soberbamente trabalhados pelo chef Duarte Eira.

Com uma excelente e cuidada cozinha onde nada falta, o equilíbrio, o trabalho de sabores e texturas, confeção e empratamento estão sempre presentes. Aberto em fevereiro de 2013, a surpresa geral do que aqui encontramos é enorme.

Carpaccio de bacalhau, caldeirada de enguias, bacalhau e salicórnia são talvez os expoentes máximos da carta primavera/verão, que reflete muito do trabalho técnico do chef em termos de gastronomia, assim como do histórico em termos culturais.

Também se trabalham devidamente as harmonizações, conjugando da melhor forma os vinhos disponíveis em serviço de vinho a copo. Como exemplos disso mesmo temos o tártaro de novilho marinhoa com alma de caviar e hóstia de arroz com espumante Abibes Rosé 2015 (Arinto & Baga); carpaccio de bacalhau (bacalhau, ameijoa, algas da ria, broa e coentros) com Quinta dos Abibes Branco 2016 (Sauvignon Blanc); caldeirada de enguias (enguia, caldeirada, coentros) com Vadio Branco 2015 (Cercial & Bical); leitão (leitão, cenoura, laranja, salada) com Dom Bella Tinto 2013 (Touriga Nacional); e para sobremesa temos as natas do Céu (natas e ovos moles) com o Cabriz Ímpar (2ªEdição).

Diversas áreas integram este espaço para uma confortável refeição, onde para além da sala principal de refeições, o Salpoente dispõe da sala do chef (um espaço mais reservado), ideal para refeições de grupo, e um bar chill-out, que acolhe exposições de artistas das mais variadas áreas.

Um espaço enogastronómico a não perder, onde somos surpreendidos pela elevada qualidade das sugestões apresentadas, baseadas em produtos regionais, onde o bacalhau tem lugar de destaque. Vale a pena conhecer esta recriação dos sabores da cozinha tradicional.

Restaurante Salpoente
Canal de São Roque, nº 82/83,
3800-256 Aveiro, Portugal
Tlf +351 234 382 674 | Tlm +351 915 138 619
[email protected]
GPS
40º38’54.99’N
8º38’54.60’W

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa