Realizou-se um evento enogastronómico de contornos invulgares, pela sua qualidade e singularidade

Dois chef’s com perfis diferentes que têm em comum o gosto pela cozinha, a gastronomia, os vinhos, os sabores da terra e uma grande amizade, coisa rara nos dias de hoje. Integrado numa série de iniciativas de que tem sido impulsionador, o chef Pedro Mendes do restaurante Narcissus Fernandesii do hotel Alentejo Marmòris Hotel & Spa, resolveu fazer mais um convite, agora ao seu amigo e chef Octávio Freitas, trazendo os aromas e sabores da Madeira ao Alentejo genuíno, para organizarem um jantar em conjunto.

pedro mendes e octavio freitas 600

Tive o prazer e privilégio de pessoalmente acompanhar este projeto, desde o desembarque do Octávio Freitas no aeroporto da Portela, a viagem de regresso ao Marmòris, o início do reencontro, das conversas, do projeto do jantar, dos aromas e sabores possíveis, dos produtos disponíveis e já previamente combinados e no fundo do prazer imenso que esta iniciativa lhes estava a dar. Dois amigos, dois grandes profissionais, numa iniciativa gastronómica criativa onde em simultâneo iriam ser apresentados os novos vinhos do novíssimo produtor Octávio Freitas.

pedro mendes e octávio freitas bar 600

O resultado não podia ser melhor, um jantar inesquecível, que começou com uma lapas em escabeche com papas de milho e algas, um polvo guisado com mel de cana, salada de favinhas e abóbora que tiveram a companhia de um of branco Colheita do Chef 2012. Como não podia deixar de ser um espada preto com segurelha e banana estufada em vinho da Madeira, agora na companhia de um Torre de Frade Viognier 2013. Passámos ao atum braseado com molho vilão, funcho assado e puré de inhame regressando a um vinho do chef o of Colheita do Chef tinto 2013. Para carnes uma espetada de novilho em pau de louro com milhos fritos, a que se seguiu um lombinho de porco em vina de alhos em tosta de banha de porco harmonizado, tudo acompanhado com o excelente of Reserva tinto 2012. Para sobremesas o bolo de mel com gelado de queijo de cabra e um poncha de maracujá, geleia da mesma, suspiros de funcho e tomate inglês desidratado agora para fechar com um vinho da Madeira.

Atum braseado com molho vilão, funcho assado e puré de inhame 600
Atum braseado com molho vilão, funcho assado e puré de inhame

Este menu foi elaborado em conjunto pelos chef’s Pedro Mendes e Octávio Freitas, que de uma forma invulgar funcionaram como um só, numa ementa verdadeiramente de fusão de experiências e influências basicamente madeirenses. Observei o grande profissionalismo e disciplina com que a jovem brigada de cozinha se movimentou, imbuída de um espírito altamente positivo com reflexos inebriantes à mesa. A forte e funcional ligação cozinha/sala foram muito bem conseguidas.

Um excelente exemplo da perspetiva do futuro enogastronómico em Portugal.

Integrado na cadeia Small Luxury Hotels of the World (SLH), o Alentejo Marmòris Hotel & Spa é um hotel de cinco estrelas, único no Mundo. Um verdadeiro museu dedicado ao mármore, sendo propriedade de uma família que há várias gerações trabalha nesse negócio. Estes eventos são aliás fruto da sua grande aposta na inovação, sendo que a geração atual, António Manuel e Maria Ana Alves, deixam que a enorme criatividade e dinâmica do chef Pedro Mendes tenha um campo bastante produtivo.

por Mário Rodrigues