Grupo hoteleiro com unidades de 5 estrelas abertas em algumas capitais ou grandes cidades mundiais, normalmente com apenas 1 unidade por cidade e com maior incidência na Europa, é reconhecido como um grupo de grande qualidade hoteleira onde a elegância e o luxo estão bem patentes.

O Corinthia Lisbon não é exceção, sendo igualmente notória a sua forte aposta gastronómica, completamente integrada no espírito e conceito de uma unidade com charme. O acesso aos espaços gastronómicos, incluindo as salas de pequeno-almoço, é também amplo e oferece acesso direto a jardins únicos, exóticos e cativantes.

O SPA, é, tanto quanto sei, o maior da cidade de Lisboa e um dos maiores a nível nacional, extremamente completo e bem equipado.

A comunicação interna entre os diversos serviços é de elevado nível profissional, resultando numa eficácia reconfortante.

Ao subir para os quartos, encontramos mais de 100 suites que variam entre os 35 e os 95m2, além da suite presidencial com mais de 150m2. Os restantes 400 quartos também mantêm elevados padrões de qualidade. As casas de banho são amplas, com chuveiros walk-in e disponibilização de boas amenities. As camas têm colchões largos e almofadas confortáveis.

É de destacar o serviço exemplar de Housekeeping, fundamental para uma estadia segura e agradável. Room service é também bastante eficaz.

No que diz respeito à área gastronómica, existem 4 espaços que se dividem em 2 para pequenos-almoços (um para os quartos e outro no último piso para as suites) e dois restaurantes, o Erva, que oferece gastronomia portuguesa com um toque contemporâneo, e o Soul Garden, que possui também um magnífico bar e serve pratos que combinam influências asiáticas e latino-americanas.

As equipas de cozinha contam com excelentes profissionais e são lideradas pelo chef executivo Miguel Teixeira, que conheço há largos anos e que aqui demonstra uma grande evolução e capacidade de liderança. Tem como subchefe João Moreira.

As cozinhas, embora distintas, demonstram qualidade, frescura de produtos e técnica simples, respeitando e realçando os sabores e texturas que equilibram, resultando num verdadeiro prazer à mesa. O atendimento é cativante e dinâmico.

Relativamente aos pequenos-almoços, e dada a dimensão do hotel, têm aqui um trabalho meritório, dado ser uma refeição de grande importância numa unidade hoteleira.  

Enquadro a qualidade destes pequenos-almoços no destaque dos melhores do país em hotéis, dada a variedade de escolha em todas as opções, capacidade e organização de reposições, mantendo sempre uma mise en place cativante.

Vale também destacar que o Soul Garden e o Olivae (onde são servidos os pequenos-almoços) têm ligação aos fantásticos e imperdíveis jardins já referidos no início do artigo.

Resumindo, o Corinthia Lisbon é uma unidade de excelência que enaltece o turismo de qualidade em Portugal, especialmente da cidade de Lisboa.

Não deve deixar de visitar os restaurantes, que têm acesso independente, em particular o Erva.

Unidade hoteleira altamente recomendável.

Av. Columbano Bordalo Pinheiro 105,
1099-031 Lisboa, Portugal
Telf: +351 21 7236363 
Mail: [email protected]

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva