A ViniPortugal divulga a iniciativa do movimento “Nós do Vinho”, que se uniram para transportar, receber e acolher refugiados da Guerra da Ucrânia, ligados ao sector do vinho, (ex. Sommeliers / Empregados HORECA, Jornalistas, Importadores, Produtores)

ViniPortugal сприяє ініціативі руху «Nós do Vinho», який об’єднався для транспортування, прийому та прийому біженців від української війни, пов’язаних із виноробним сектором (наприклад, співробітники сомельє / HORECA, журналісти, імпортери, виробники)
ViniPortugal spryyaye initsiatyvi rukhu «Nós do Vinho», yakyy obʺyednavsya dlya transportuvannya, pryyomu ta pryyomu bizhentsiv vid ukrayinsʹkoyi viyny, povʺyazanykh iz vynorobnym sektorom (napryklad, spivrobitnyky somelʹye / HORECA, zhurnalisty, importery, vyrobnyky)

Estando todos sensibilizados para a crise humanitária que neste momento se vive na Ucrânia, decidimos como produtoras de vinho e mulheres do sector, juntarmo-nos para apoiar no acolhimento em Portugal, e respetiva integração, de refugiados ligados ao setor do vinho na Ucrânia  (ex. Sommeliers / Empregados HORECA, Jornalistas, Importadores, Produtores).

Este grupo de voluntárias é composto por Eduarda Dias (Vadio), por mim (Francisca van Zeller – Aveleda) e Mariana Roque do Vale (Casa Clara/ERMO WINES). A iniciativa partiu do repto de ajuda lançado à Eduarda pelo importador do VADIO na Ucrânia, para o acolhimento de alguns colegas/conhecidos da área dos vinhos. Também o importador da Casa Clara esteve em contacto com a Mariana desde o primeiro dia da Guerra no sentido de poderem ser acolhidos alguns trabalhadores em Portugal, que veio a acontecer logo nos dias a seguir ao início da guerra, tendo nós já nessa altura ajudado na receção dos mesmos em Portugal, respetivo alojamento e integração.

Este grupo de trabalho tem como objetivo:

  1. Identificar e Receber pedidos de pessoas ligadas ao sector do vinho na Ucrânia que pretendem vir para Portugal;
  2. Fazer a ponte com oportunidades de trabalho que recebam por parte do sector do vinho em Portugal (ex. restauração, produtores de vinho, Enoturismos, lojas de vinho, adegas, etc…);
  3. Agendar reuniões entre oportunidade de trabalho e candidatos;
  4. Acompanhar os refugiados até à chegada a Portugal. Receção dos mesmos e encontro de alojamento e ajuda na procura de escola quando acompanhados de crianças.
  5. Apoio com toda a burocracia que se mostre necessário para início de trabalho.

Em todo este processo, com especial destaque no alojamento, dependemos em muito da generosidade da sociedade civil, sendo que inclusive alguns produtores oferecem alojamento. Nas grandes cidades, temos um contacto com a “I Help Ukraine”que nos tem ajudado a alojar estas pessoas em casas de acolhimento até terem habitação fixa.

Em apenas uma semana, já ajudámos na realocação em Portugal de 8 pessoas ligadas ao mundo do vinho na Ucrânia – todas elas mulheres – e já as encaminhámos para diferentes postos de trabalho, incluindo para postos de Sommeliers e outros serviços em enoturismos. Queremos desde já agradecer à Herdade da Malhadinha, Herdade do Rocim e Quinta da Corte, Comida Independente, pela rápida resposta e acolhimento. Estamos com outras oportunidades quase a ficarem fechadas com mais alguns produtores.

Agradecemos, desde já, o apoio da ViniPortugal na divulgação desta iniciativa junto de produtores e demais empresas e pessoas ligadas ao mundo dos vinhos em Portugal, no sentido de sabermos se têm alguma vaga de trabalho para encaminharmos estes (as) refugiados (as) que nos chegam da Ucrânia. Caso existam, pedimos os seguintes detalhes:

Nome de Produtor:
Morada:
Posição:
Descrição de função:
Tipo de experiência:
Nível de Inglês:
Disponibilidade de alojamento:
Outras notas adicionais:

Sabemos que são imensas as organizações e movimentos civis que ajudam diariamente a causa Ucrânia, pelo que este movimento “Nós do Vinho” pretende apenas complementar todas essas iniciativas no que diz respeito aos refugiados ligados de alguma forma ao mundo dos vinhos pois é aqui que podemos fazer a diferença pelo facto de pertencermos ao sector. Acreditamos que o setor do vinho poderá estar verdadeiramente unido nesta causa!

Qualquer questão adicional, estou ao dispor:
Francisca van Zeller – [email protected]
Eduarda Dias – [email protected]