Aprendizagem para a Vida
Esta história aconteceu no Algarve, em 2002, quando iniciei a minha aventura como Cozinheiro.
Na vida há sempre situações que nos marcam… umas mais que outras, e que nos ensinam a crescer a reagir e a evoluir, aqui vou contar uma que me acompanhou e continua a acompanhar ao longo do meu percurso pessoal e profissional.
O dia começa como todos os outros, a trabalhar no Gard-Mange (secção de frios), a tratar da preparação de um Buffet para um Grupo que o Hotel ia receber nesse dia. Depois de estar tudo preparado, ao retirar o carro do frigorífico, a roda deste fica presa e faz com que todo o conteúdo do buffet caísse ao chão.
Fiquei estático, completamente paralisado, não podia acreditar no que me tinha acabado de acontecer!
O meu Sub Chefe, que me acompanhava naquela manhã, parou imediatamente o que estava a fazer, espetou a faca de forma violenta na tábua de corte, olhou para cima e… começou a assobiar!! Lembro-me como se fosse ontem, aquele som, aquela música…..eu tremia, queria compor-me, pois sabia que tinha muito trabalho pela frente e pouco tempo me restava, mas não estava a conseguir. De repente, sinto-o a agarrar-me, deu-me dois fortes abanões e disse: “Tem Calma!”. Depois ajudou-me a organizar e a completar todo o trabalho perdido daquela manha!
Foi Graças a este Assobio, Abanões e aquelas Palavras que hoje sei o que fazer numa situação de maior stress, relembram-me que o mais importante é tentar sempre manter a calma… a mim e à minha equipa!
por Chefe Pedro Sequeira
Hotel Intercontinental Porto Palácio das Cardosas
Redes Sociais