Cristiano Cutietta tem formação na Escola Hoteleira de Florença, tendo trabalhado em restaurantes e pizzarias típicos de várias regiões de Itália para conhecer aprofundadamente as suas raízes e poder transmiti-las no futuro, o que acontece hoje com a sua saborosa cozinha

Passou também por grupos hoteleiros como Starhotel e Sheraton. Viveu 2 anos no Brasil (Bahia), onde alugou uma pousada com pequenos-almoços e jantares – principalmente de grelhados, com um toque italiano e brasileiro. Atualmente integra o Grupo Porto Bay, no Vila Porto Mare, onde abriu o restaurante Il Basilico como chef de cozinha.

“Acho que tenho a cozinha no sangue e, parece um cliché, mas ganhei essa paixão com a minha família e também com um vizinho de casa, onde os meus pais me deixavam quando iam trabalhar. Esse vizinho ensinou-me a fazer bolonhesa.

Em criança não era muito tranquilo e em casa quando estavam fazendo comida, estava sempre no meio a fazer perguntas e bagunça. Para estar tranquilo davam-me tarefas para fazer… Tinham de manter me ocupado!

Com o tempo comecei a gostar e a participar mais nas tarefas da cozinha. Lembro que nas férias de verão passava três meses com a minha avó e muitas vezes ajudava-a com prazer, tendo muitas lembranças de eu a cozinhar com ela. Também fazia bagunça: contaram-me que uma vez coloquei as pontas dos espargos nos furos da boca do fogão. Ainda bem que não aconteceu nada, e lembro da minha avó contar esta peripécia cheia de felicidade.

Quando lembro desses momentos, trabalho ainda com mais prazer e felicidade, sendo estas as razões para as quais estou nessa profissão/arte.” 

Por Cristiano Cutietta
Restaurante Il Basílico
PortoBay Vila Porto Mare

                                                                              Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa