O novo vinho da Quinta do Crasto conquistou já o prémio máximo nos Sommeliers Wine Awards 2015, a Medalha de Ouro e “Escolha dos Críticos”.
Crasto Superior Branco 2013 é o mais recente vinho da Quinta do Crasto, o segundo branco na linhagem, com a particularidade de ser produzido na Quinta da Cabreira, no Douro Superior. Depois do sucesso do Crasto Superior Tinto, a Quinta do Crasto apostou num vinho branco com envelhecimento em madeira e, na sua primeira colheita, a reação de críticos e consumidor, superou as melhores expectativas.
O vinho estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês e acácia, assentes num sistema rotativo que permite o levantamento das borras finas, o chamado “bâttonage”, sem incorporação direta de oxigénio.
O Crasto Superior Branco surge na sequência da aposta da Quinta do Crasto no Douro Superior, beneficiando da altitude, acima dos 500 metros e do solo de granito e xisto, o que lhe confere mineralidade, frescura e elegância. Produzido com base nas castas Viosinho e Verdelho, apresenta uma cor citrina brilhante e uma excelente intensidade aromática. Na boca começa harmonioso, evoluindo para um vinho equilibrado, com uma acidez vibrante, que assegura uma excelente persistência final.
Segundo Tomás Roquette, administrador da Quinta do Crasto “O Crasto Superior Branco foi pensado e projetado durante sete anos, tendo a sua primeira colheita sido em 2013. A primeira produção foi ainda muito limitada, servindo de teste ao mercado, e podemos já afirmar que passou com distinção. A próxima colheita, que será lançada em breve, terá uma maior produção e a tendência é ir aumentando gradualmente, tirando o melhor partido das nossas vinhas”.
Crasto Superior Branco 2013 tem o P.V.P. de 15,90 € (0,75l)
Redes Sociais