O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City de 7 a 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua, sendo a 4ª edição, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, organizada pelo Município do Peso da Régua, com produção Essência Company

O programa variado do Douro Wine City estende-se ao longo de quatro dias, com arranque esta sexta-feira, e convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas “Conversas sobre o Vinho”, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos Showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h00, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chefe André Carmo, Restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho, pela mestria da D. Maria do Céu, Doceira da região, e no dia 10 de junho, com a apresentação do chefe Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

Na sexta-feira, dia 7 de junho, a primeira “Conversa sobre o Vinho” lança o desafio “Descubra a singularidade, os sabores e aromas, das castas raras do Douro”, que será realizada às 17h30, enquanto a segunda, às 19h00, propõe “Vamos combinar o vinho do Douro com os pratos certos!”. No sábado, 8 de junho, a primeira mostrará como “Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro”, às 17h30, já na segunda conversa, às 19h00, Manuel Moreira mostrará como “O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo”. No domingo, dia 9 de junho, o convite será “Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí”, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ”Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir! “, às 19h00.  No Dia de Portugal, segunda-feira, dia 10 de junho, a conversa não é própria para quem sofre de vertigens “A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos”, às 17h30, e a segunda, às 19h00, afirma “Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!”.

A animação começa na sexta-feira, com a atuação de “Os Senhores” às 21h30. No sábado, “Rui Fernandes” sobe ao palco às 17h00, e o DJ Pedro Simões, da RFM, assegura a animação das 19h às 21h00, decorrendo a par a animação itinerante na praça da restauração, a partir das 20h00. Às 21h20 inicia o concerto dos “The Cover Van”. No domingo, o público poderá assistir ao concerto de “Pedro Xavier”, às 17h00, e desfrutar da animação do DJ Pedro Simões, da RFM, das 19h às 21h00, seguida pelo concerto de “Patrícia Teixeira Banda”, às 21h30. No dia 10 de junho, o primeiro concerto será de “Norchordis”, às 17h00, “Pedro da Linha” encerrará a animação às 21h30.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h00 e as 24h00, já os expositores funcionarão entre as 16h00 e as 20h00. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, pelo que é aconselhável inscrição no local.